verão 2019

PREVENÇÃO

Profissionais recebem qualificação para cuidar da segurança dos banhistas

Período oficial de veraneio será aberto no dia 06 de julho em Imperatriz

Publicado em: 26/06/2019 por Kayla Pachêco

Superintendência de Defesa Civil

Profissionais recebem qualificação para cuidar da segurança dos banhistas

Capacitação inclui aulas teóricas e práticas, que incluem salvamento aquático, primeiros socorros, e técnicas de resgate (Foto: Edmara Silva)

Preparativos estão a todo vapor para a abertura do período de veraneio em Imperatriz. Além do monitoramento diário no nível do rio Tocantins, a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, Sumpdec, iniciou nesta semana o curso preparatório de guarda-vidas. 

Capacitação com aulas teóricas e práticas, que incluem salvamento aquático, primeiros socorros, e técnicas de resgate, é realizada na piscina do Complexo Esportivo Barjonas Lobão. De acordo com o especialista em segurança pública e mergulho, Joel Lima, responsável técnico pela qualificação dos 30 profissionais pré-selecionados, grupo é formado por 15 guarda-vidas profissionais e outros 15 bombeiros civis. 

"Após a seleção curricular na segunda-feira, iniciamos o primeiro módulo teórico, e a partir de hoje estamos realizando as atividades práticas. Inicialmente, estamos orientando a natação utilitária, educativa, e preparo físico durante três dias. A partir de segunda serão as técnicas de resgate e salvamento em piscinas e no rio. O encerramento do curso será no dia 06 de julho, na praia do Cacau", detalha.

De acordo com o superintendente Municipal de Proteção e Defesa Civil da Defesa Civil, Josiano Galvão, determinação do prefeito Assis Ramos é de que o Município some todos os esforços para garantir período tranquilo nos balneários públicos de Imperatriz. "Nossos técnicos já estão organizando a demarcação das áreas permitidas para banho nas praias do Cacau e do Meio. Além dos guarda-vidas, toda estrutura de segurança já está sendo preparada para garantir o sucesso do veraneio de Imperatriz", ressalta ao agradecer o apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Sedel, por organizar e ceder o espaço do Barjonas para realização do curso. 

verão 2019