Vistoria

VISTORIA

Defesa Civil fiscaliza estabelecimentos comerciais

Objetivo é averiguar os itens de segurança e estrutura dos locais

Publicado em: 16/01/2018 por Francisco Lima

Superintendência de Defesa Civil

Defesa Civil fiscaliza estabelecimentos comerciais

Empresas que não cumprirem itens de segurança serão notificadas (Foto: Patrícia Araújo)

A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil iniciou a fiscalização de estabelecimentos comerciais e industriais do município. Objetivo é averiguar os itens de segurança e a estrutura física desses locais.

No primeiro dia, na segunda-feira, 15, agentes visitaram as instalações da fábrica da Suzano Papel e Celulose, e verificaram itens como extintores, para-raios, placas de sinalização, acessos e saídas, sistema elétrico, entre outros equipamentos.

A equipe foi coordenada pelo técnico de segurança da Defesa Civil, Helimar Abreu. “Esses são itens necessários para que os proprietários possam trabalhar legalmente. Nossa atuação consiste em verificar, principalmente, questões estruturais das edificações, instalações elétricas e outros aspectos que possam gerar risco” - explica.

Durante as visitas aos estabelecimentos também serão fiscalizadas a documentação como Alvará de Licenciamento da Prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros em empresas de pequeno, médio e grande porte.

Para as empresas atuarem de forma regularizada são necessários os seguintes itens: estrutura em conformidade com as normas de segurança, como  a conservação de paredes, telhado, piso, banheiros, escadas, rampas, corrimão, conforme NBR 9077; instalação elétrica adequada, revestida e ou embutida; existência do aparelho de extintor de incêndio devidamente instalado, com sinalização e demarcação; e iluminação e saída de emergência.

Assistente de infraestrutura da fábrica visitada, Arielton Oliveira, observa que garantir boas condições de trabalho é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. "Todo estabelecimento, que preza pela segurança dos funcionários e clientes, tem essa rotina de regularização junto aos órgãos de segurança". 

Vistoria