Imperatriz

Programa Acessuas Trabalho

O  Acessuas Trabalho é um Programa do Governo Federal, coordenado, na esfera municipal, pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes. Ele tem como objetivo desenvolver ações voltadas para a garantia de direitos e cidadania das pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, a partir do acesso a serviços e da inclusão no mundo do trabalho. Para isso, as ações buscam integração com a rede socioassistencial, outras políticas e a promoção do desenvolvimento do protagonismo de seus usuários. Isto é possível a partir de atividades de empoderamento e resgate de autonomia, com ênfase nas capacidades e potencialidades dos participantes.

Objetivo é produzir ações de mobilização para a inserção do público da assistência social no Programa ACESSUAS Trabalho; acompanhar a trajetória dos indivíduos e famílias na inclusão dos serviços, Programas, projetos e benefícios socioassistenciais e viabilizar a promoção do protagonismo, a participação cidadã e a mediação do acesso ao mundo do trabalho aos usuários da Política da Assistência.

Público-alvo:

População em situação de vulnerabilidade e risco social, residentes no município de Imperatriz, a partir de 16 anos, com prioridade para usuários de serviços, projetos, Programas de transferência de renda e benefícios socioassistenciais:

Jovens participantes e egressos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, SCFV ;

Pessoas inscritas no CADÚNICO;

Egressos do sistema socioeducativo;

Famílias com crianças em situação de acolhimento provisório;

Adolescentes e jovens egressos do serviço de acolhimento;

Indivíduos e famílias moradores em territórios de risco em decorrência do tráfico de drogas;

Adolescentes do Sistema Socioeducativo;

Beneficiários do Programa Bolsa Família.