Imperatriz

Dê um toque no seu preconceito, câncer de próstata tem cura!

A cada 38 minutos um brasileiro morre vítima do câncer de próstata. De acordo o Instituto Nacional do Câncer, é uma doença silenciosa e ocupa 28,6% dos tipos de câncer que atingem o público masculino.

São raros os casos em homens com menos de 40 anos. Mas a hereditariedade é um dos principais fatores de risco. Casos na família aumentam em até cinco vezes a chance de incidência do câncer, principalmente após os 50 anos. Além do exame de PSA, o toque retal é indispensável no monitoramento da próstata. Estima-se que o câncer de próstata está presente em 15% dos homens com níveis normais de PSA.

Não há prevenção, mas o diagnóstico precoce reduz o risco de morte e as chances de cura podem chegar em até 90% se identificadas em estágio inicial.

Principais sintomas

O câncer de próstata em estágio inicial geralmente não provoca sintomas, enquanto em estágio avançado pode causar alguns, como:

Micção frequente.

Fluxo urinário fraco ou interrompido.

Vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria).

Sangue na urina ou no líquido seminal.

Disfunção erétil.

Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou.

Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.


A maioria dos sintomas geralmente é provocada por outras condições clínicas, além do câncer de próstata. Por exemplo, o aumento da frequência urinária frequentemente causado por hiperplasia prostática benigna (HBP), um crescimento benigno da próstata. Daí a necessidade de manter o urologista informado sobre qualquer um desses sintomas para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.

Manter uma rotina saudável e evitar o sedentarismo é uma das principais formas de fortalecer o organismo.