Prefeitura Municipal de Imperatriz

Estatísticas

Mama

Segundo tipo de câncer mais freqüente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e responde por cerca de 25% dos casos novos da doença a cada ano. Especificamente no Brasil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%, o que corresponde a cerca de 60 mil diagnósticos positivos da doença com risco estimado de 56,20 casos a cada 100 mil mulheres.

Nosso nordeste está entre as regiões com maior incidência da doença e os índices de mortes ainda são alarmantes. Nas regiões mais pobres taxa de mortalidade é até 11 vezes maior em comparação com áreas ricas; diagnóstico tardio e dificuldade de acesso ao tratamento são as principais causas.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.


Estimativa de novos casos: 59.700 (2018 - INCA)

Número de mortes: 14.388, sendo 181 homens e 14.206 mulheres (2013 - SIM)

Cólo do útero:


O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papilomavírus Humano -  HPV. A infecção genital por este vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer, Estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso é importante a  realização periódica deste exame.


É o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Prova de que o país avançou na sua capacidade de realizar diagnóstico precoce é que na década de 1990, 70% dos casos diagnosticados eram da doença invasiva. Ou seja: o estágio mais agressivo da doença. Atualmente 44% dos casos são de lesão precursora do câncer, chamada in situ. Esse tipo de lesão é localizada.  


Estimativas de novos casos: 16.370 (2018 - INCA)
 
Número de mortes: 5.430 (2013 - SIM)