Prefeitura Municipal de Imperatriz

Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma campanha que visa incentivar mulheres com idade entre 40 e 69 anos a fazerem os exames de mamografia para prevenir o câncer de mama ou descobrirem um possível diagnóstico cada vez mais cedo, de modo a aumentar as chances de cura. A mobilização é utilizada também para alertar sobre o câncer de cólo do útero.

O movimento surgiu nos Estados Unidos, na década de 90, e foi adotado pelos demais países para alertar entidades governamentais e as pessoas sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce dessa doença tão devastadora, que, somente no Brasil, atinge cerca de 156 mulheres por dia. No Maranhão a taxa de incidência da doença é de 26,25 para 100 mil mulheres. Segundo Plano Estadual de Saúde 2016 – 2019,  13,3% destes casos foram registrados na Regional de Imperatriz. 

O câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a primeira posição.  Já o câncer do colo uterino é o terceiro mais incidente na população feminina brasileira. Todos os anos, a população mundial lembra a luta contra o câncer de mama com esta campanha. Em Imperatriz será desenvolvida uma série de atividades durante o mês. A abertura oficial da programação que conta com atendimentos, exames, palestras, blitz, dia de beleza e café da manhã, será dia  1°.