Blog

Nossa Gente

Aldenir Lima: mãe, avó e voluntária em Imperatriz

Publicado em: 12/05/2017 por Luana Barros

Filha de lavrador, Aldenir Barbosa Lima nasceu em 1965 no povoado de Poço Verde, município de Paraibano/MA. Segunda filha de uma família de 13 irmãos, Aldenir saiu da roça aos 13 anos para estudar e, aos 17 anos, casou-se e teve 04 filhos, o mais velho hoje possui 33 anos. 

A história da vida de Aldenir começa a mudar quando em 1996 muda-se para Imperatriz e mostra sua força ao superar um câncer de tiroide em 2004, mesmo ano em que perdeu seu pai para um câncer de pâncreas. “Sofri muito até estabilizar a saúde após o tratamento”, afirma.

A superação da doença levou Aldenir a dedicar-se ao voluntariado de uma maneira especial: “O voluntariado para mim é uma extensão dos meus filhos. Vejo cada paciente que cuido como um filho”.

Em 2012 tornou-se voluntária da Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina (AMPARE) e também de organizações não governamentais e sem fins lucrativos, como as que distribuem perucas para pacientes sem cabelos devido ao processo de quimioterapia para tratamento do câncer.

Mãe de quatro filhos e avó de cinco netos, Aldenir declara: “Ser mãe é uma experiência única, me ajudou a tornar-me uma pessoa melhor e a me dedicar a outras pessoas como nas ações de voluntariado”.

Em outubro de 2016, Aldenir promoveu o primeiro encontro do grupo "Heroínas em Combate ao Câncer" e realiza em seu bairro o acompanhamento cinco pacientes de forma voluntária.

Ela explica de onde surgiu toda essa dedicação: "Tudo que sou devo a minha mãe que me fez um ser humano altruísta. Apesar da simplicidade da roça, os princípios fundamentais para ter bom caráter e ética, ela me ensinou". 

Atualmente, Aldenir é estudante do Curso de Direito em uma faculdade de Imperatriz. 

Nossa Gente