Blog

Nossa Gente

Garis e margaridas: profissionais dedicados à limpeza pública da cidade

Publicado em: 16/05/2018 por Luana Barros

Assessoria de Comunicação

Natália de Oliveira Silva é margarida há três anos em Imperatriz. Diariamente, exerce a função que acredita ser uma das melhores. “Para mim é gratificante contribuir com a limpeza da minha cidade, sinto-me satisfeita, valorizada e até recebo elogios nas ruas que passo”, afirmou.

Mesmo com uma rotina puxada, centenas de garis e margaridas dedicam-se a tornar a cidade mais limpa e bela. As equipes, divididas por rotas, trabalham diariamente em todos os bairros, sob responsabilidade da empresa Selix Ambiental e Construções Ltda.

O surgimento da profissão de gari data de 1891, quando no Rio de Janeiro, um empresário chamado Aleixo Gary assinou um contrato com a prefeitura para que cuidasse da limpeza. No Brasil, são produzidos mais de 61 milhões de toneladas de lixo diariamente, que são encaminhados para os lixões.

Preocupada com a manutenção da limpeza da cidade, Natália revela: “O nosso serviço é como outro qualquer. Às vezes as pessoas viram o rosto, mas é por pura arrogância, elas também podem contribuir, pois se você limpa a porta da sua casa, você esta limpando a cidade inteira”.

Neste 16 de maio, Dia do Gari, a Prefeitura de Imperatriz agradece o esforço e a dedicação desses profissionais de limpeza pública que contribuem para tornar a cidade melhor.

Nossa Gente