Blog

Nossa Gente

Manoel de Sousa Lima será homenageado no 17º Salimp

Publicado em: 09/11/2018 por Domingos Cezar

Assessoria de Comunicação

A Academia Imperatrizense de Letras – AIL, por indicação do acadêmico Sálvio Dino deverá homenagear como patrono do 17º Salão do Livro de Imperatriz – SALIMP, o renomado professor e literato Manoel de Sousa Limas.

Conhecido por nomear uma das principais ruas de Imperatriz, que corta o Bairro Nova Imperatriz, Centro e Bacuri, no encontro com a Avenida Leôncio Pires Dourado. O educador Sousa Lima nasceu no ano de 1889, após 37 anos de fundação da Vila Santa Teresa, hoje Imperatriz. É considerado pelos historiadores, a exemplo de Edelvira Marques e Adalberto Franklin, como o primeiro escritor nascido nesta cidade.

Professor renomado, Sousa Lima migrou para Boa Vista (TO), também conhecida como Boa Vista do Padre João, hoje cidade de Tocantinópolis. Seu tio, o famoso Padre João Lima era por alguns anos chefe político do município.

É considerado um dos maiores educadores e literatos de Tocantinópolis. Por sua reconhecida intelectualidade, Sousa lima foi membro atuante da Academia dos Novos de São Luis, precursora da Academia Maranhense de Letras - AML

Nossa Gente