Blog

Nossa Memória

Primeiros jornais de Imperatriz

Publicado em: 07/04/2017 por William Castro

Nesta sexta-feira, 07 de abril, comemora-se o Dia do Jornalista. Instituída em 1931, por decisão da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a data homenageia o médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, morto por inimigos políticos em 1830.

Líbero foi o criador do Observatório Constitucional, jornal independente que focava em temas políticos até então censurados ou encobertos pelo monarca. Badaró era defensor da liberdade de imprensa e morreu em virtude de suas denúncias e de sua ideologia.

Em Imperatriz, o primeiro periódico impresso foi o jornal “O Alicate” fundado por Antônio José Marinho em 1932. Após quatro anos, foi fundado o jornal “A Luz” por Gumercindo Milhomem, Antenor de Bastos e Antônio José Marinho. Mais de uma década depois, surge o jornal político “O Astro”, em julho de 1949, ligado ao Partido Social Trabalhista.

Em maio de 1970, surge o jornal “O Progresso”. Fundado por José Matos Vieira e Jurivê de Macedo, este periódico é o mais antigo ainda em circulação na cidade. 

Nossa Memória