Destaques

Prática exitosa

Escola Municipal envolve alunos em projeto sobre escravidão

Publicado em: 12/05/2017 por Luana Barros

Escola Municipal envolve alunos em projeto sobre escravidão

Apresentação na escola (Foto: Linair Sousa Soares)

Alunos das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Frei Tadeu (Vilinha) participaram do Projeto “A abolição da escravatura no Brasil, um mito de liberdade: O verdadeiro significado do 13 de maio”.

Idealizado pela professora de História, Josivânia Alves, o projeto objetiva problematizar o processo da Abolição da Escravatura no Brasil; refletir sobre a resistência escrava e problematizar uma série de questões sobre a escravidão daquela época e dos dias atuais.

“O projeto foi realizado em etapas. Na primeira etapa, apresentamos aos alunos o contexto histórico que antecedeu a abolição da escravatura, em 1888. Na segunda etapa, trabalhamos as leis que antecederam a Leia abolicionista até a Lei Áurea. Na terceira etapa, dividimos as turmas em grupos e os alunos fizeram a exposição de cada Lei. Na quarta etapa, discutimos o papel da princesa Isabel nesse processo e o verdadeiro sentido do 13 de maio e a vida difícil dos recém-libertos problematizando e trazendo para os dias atuais. Na última etapa realizamos a culminância do projeto apresentando os resultados a toda a comunidade da Escola Frei Tadeu  com palestra da Historiadora Maria Soares”.

A professora Josivânia explicou que a participação, o comprometimento e os questionamentos dos alunos durante todas as etapas é resultado de um processo de ensino-aprendizagem que preocupa-se não apenas com a aprendizagem cognitiva mas também com temas inerentes à sociedade.                                                    

 

Destaques