Esporte e Lazer

Dicas

Cuidados no verão

Publicado em: 28/09/2017 por Luana Barros

Assessoria de Comunicação

Cuidados no verão

Beber bastante água é a principal dica para os dias quentes (Foto: Agência Imperatriz)

Esse é um dos períodos mais secos e quentes. Com pouca umidade, problemas respiratórios são constantes e, por isso, listamos alguns cuidados essenciais.

“A hidratação é a dica numero 01 para aproveitar o verão sem ter problemas. É importante consumir em media 2 litros de água ao dia. Além disso, devemos evitar bebidas ricas em açúcar e alcoólicas, pois contribuem para desidratação, além de gerar acúmulo de gordura. Também devemos consumir frutas ricas em agua como: melancia, abacaxi, melão, morangos, mamão e laranja”; explicou a nutricionista funcional integrativa, Dayse Chagas, 28.

A pele e a boca também sofrem com a baixa umidade. Então é importante usar hidratantes e soro fisiológico para hidratação das vias áreas.

É recomendado que não sejam feitas atividades físicas nos horários mais quentes do dia. Entre 10h e 17h o ar esta mais quente e por isso o corpo se cansa mais rápido.

Em Imperatriz, sempre registra-se altas temperaturas. E, ambientes onde a temperatura é superior a 30º C, os exercícios devem ser realizados com cuidado. Durante o treinamento, uma pessoa chega a perder entre 2% e 3% do volume de água do corpo, uma redução que acontece de maneira muito brusca, principalmente em dias de calor intenso. Por isso, a ingestão de líquidos durante a atividade física é imprescindível. Caso o contrário, podem surgir dores de cabeça, tontura, náuseas, além da redução da capacidade corporal.

Em casos de surgimento de algum dos sintomas citados a cima, indica-se procurar ambiente com sombra, deitar e hidratar-se devagar ou procurar um pronto socorro.

 

Esporte e Lazer