Utilidade Pública

Inclusão

SIADI realiza mostra em comemoração aos 15 anos da Lei de Libras

Publicado em: 24/04/2017 por William Castro

Secretaria de Educação

SIADI realiza mostra em comemoração aos 15 anos da Lei de Libras

Exposição comemora 15 anos da Lei de Libras (Foto: Joceir Júnior)

    Em comemoração aos 15 anos de criação da Lei nº 10.436 que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua oficial, alunos e professores dos cursos de Libras desenvolvidos pelo Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade  (SIADI) realizaram  na manhã desta segunda-feira (24) uma programação especial para refletir sobre os avanços da Libras.
    Entre dramatizações e apresentações orais com direito a intérprete, os cursistas discutiram a temática com ênfase nos desafios enfrentados na inclusão social de surdos, principalmente em relação à boa comunicação com pessoas que não utilizam a Libras como meio de comunicação. 

    "Ações como essa são de grande relevância social, pois chamam a atenção da comunidade para a importância do aprendizado da Libras não apenas pelos surdos, mas por todas as pessoas para garantir a boa comunicação", observa Leila Lopes, coordenadora do SIADI.

        OFERTA -  Mantido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o SIADI oferta gratuitamente cursos nas áreas de Libras e Braille aos professores da Rede Municipal e também à comunidade em geral. 

           "Desde 2010 abrimos turmas duas vezes ao ano. Atualmente temos 150 alunos nos cursos de Libras, módulo básico e avançado, divididos em turmas com 25 vagas, sendo parte reservada aos professores e um percentual à comunidade em geral com aulas duas vezes na semana totalizando uma carga horaria de 120 horas em cada módulo. E o mais importante é que os intrutores são surdos e ministram suas aulas com auxílio de uma intérprete", explica a coordenadora.

    

    

 


 

 

Utilidade Pública