Agricultura

AGRICULTURA FAMILIAR

Prefeitura lança Programa de Aquisição de Alimentos 2019-2020

O lançamento acontece dia 23, às 9h, na sede da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção, Seaap

Publicado em: 21/10/2019 por Ariel Rocha

Secretaria de Agricultura

Prefeitura lança Programa de Aquisição de Alimentos 2019-2020

A ação permitirá a aquisição de mais de 250 toneladas de alimentos diversos, beneficiando assim 160 famílias de agricultores do Município (Foto: Edmara Silva e Patrícia Araújo)

O Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), também conhecido como Compra Direta, será lançado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção, Seaap, na próxima quarta-feira, 23. A estimativa do programa, que compra diretamente dos agricultores familiares da região, é que seja adquiridos cerca de 250 toneladas dos mais variados produtos. A ação beneficia diretamente 160 famílias, também proporciona renda, emprego e alimentação saudável para quem precisa.

Criado em 2003 pelo Governo Federal, o PAA ficou inativo por mais de dois anos em Imperatriz e foi reativado pelo prefeito Assis Ramos em 2017. O agricultor há mais de 15 anos, Eudimar Moraes Bandeira, novamente vai ser beneficiado na compra direta deste ano. “Sempre participo do PAA e vejo nele uma boa oportunidade de ter uma renda a mais. De qualquer maneira, todos os agricultores conseguem algo”, comentou.

Na ocasião do lançamento, parte das mercadorias compradas com os produtores vai ser recolhida. Posteriormente, haverá a distribuição dos produtos pelo Banco de Alimentos do Município, que contempla partes sociais, como escolas, hospitais e outros diversos setores. O coordenador do programa, Dablhit Novais, explica que iniciativa reconhece e valoriza os produtores locais. “O valor de receita do PAA foi estipulado em R$ 800.000 este ano. Logo, é um programa de grande envergadura para o desenvolvimento social e econômico da cidade”, afirmou.

De acordo com o secretário da Seaap, Valdir Torres, a gestão tem como um dos principais focos o fortalecimento da agricultura familiar. "Estamos do lado de quem produz e a gestão Assis Ramos tem mostrando isso. Conferimos que o PAA é um programa de grande importância, além de beneficiar as famílias desses produtores, contempla setores sociais do nosso município”, declarou.

O lançamento acontece às 9h na sede da Seaap, que fica na Avenida Babaçulândia, número 553, no Entroncamento. Além dos agricultores, o evento contará com a presença do prefeito em exercício, Alex Nunes Rocha, o secretário da pasta, Valdir Torres, membros da secretaria e entre diversas autoridades, empresas e instituições públicas e privadas.

Agricultura