Assistência Social

CAPACITAÇÃO

Jovens da zona rural são contemplados com programa de capacitação profissional

Os adolescentes de Coquelândia, Petrolina e Olho D'água dos Martins participaram de palestras, atividades e cursos

Publicado em: 23/08/2019 por Rafael Pestana

Secretaria de Desenvolvimento Social

Jovens da zona rural são contemplados com programa de capacitação profissional

No final da capacitação para o Programa Aprendiz, os jovens receberam certificação gratuita de 4 horas. (Foto: Rafael Pestana)

Na quinta-feira, 22 de agosto, os jovens do povoado Coquelândia, Petrolina e Olho d'água dos Martins, receberam o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, Acessuas, na Casa Familiar Rural. Ação com o tema "O que as empresas esperam do Aprendiz?” foi coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola, CIEE. A iniciativa capacitou jovens na faixa etária de 14 a 18 anos, assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social, CRAS, e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, SCFV.

Os adolescentes receberam informações para ingresso no Programa Aprendiz, explicações sobre o que é o CIEE, os serviços ofertados pela entidade, e palestras com temas voltados à formação profissional, entre eles: "Como preparar um bom currículo", "Como se portar em uma entrevista de emprego" e "Como as redes sociais podem interferir na hora da contratação". Além das palestras com dicas de crescimento pessoal e para inclusão no mercado de trabalho,  também foram realizadas dinâmicas sobre trabalho em grupo.

Aretuza Lopes, Coordenadora do Acessuas, relata que "já temos avançado com esse projeto com os jovens da cidade e agora decidimos descentralizar para que os jovens da zona rural tenham acesso a essas informações e as mesmas oportunidades que os da zona urbana. Temos fábricas e empresas nas proximidades dos povoados, e estamos pensando por essa perspectiva, de capacitar os adolescentes para essas vagas de emprego e inseri-los no mercado de trabalho."

As palestras foram ministradas pelos aprendizes do CIEE que já estão empregados. Elvira Ribeiro, Instrutora do CIEE, destaca que "essa parceria com a Prefeitura de Imperatriz é maravilhosa, pois levamos esse conhecimento para os jovens que estão em busca do primeiro emprego. É gratificante ver os nossos aprendizes, que um dia também estiveram no lugar deles, hoje compartilhando suas experiências para ajudar os outros". 

Sthefane Natália da Silva Medeiros, 18, assistida pelo CRAS Bom Jesus, foi direcionada para fazer o cadastro no CIEE, "pouco tempo depois, graças ao Acessuas, eu consegui duas entrevistas em empresas diferentes. As primeiras não deram certo, mas em seguida fui direcionada para uma entrevista em uma multinacional, eu fui contratada e estou lá até hoje. Agora, nós ajudamos outras pessoas a chegarem aonde nós chegamos".

Para a adolescente da zona rural, Hyllare Alves, 16, "esse momento foi maravilhoso, pois eu tirei várias dúvidas. Eu sempre tive a curiosidade de saber sobre como funcionava o cadastro no CIEE, agora eu finalmente sei como é e já posso fazer o meu. O melhor é que ainda ganhei um brinde." Os jovens, ao término da palestra, receberam certificados  gratuitos de 4 horas, uma ajuda para aqueles que ainda estão construindo os seus currículos.

Sobre a iniciativa: O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso à oportunidades de emprego. As ações de Inclusão Produtiva compreendem a qualificação técnico-profissional; a intermediação pública de mão-de-obra; o apoio ao microempreendedor individual e à economia solidária; o acesso a direitos sociais relativas ao trabalho (formalização do trabalho); articulação com comerciantes e empresários locais para mapeamento e fomento de oportunidades, entre outros.

Assistência Social