Capacitação

PERÍODO DE VERANEIO

Agentes da Defesa Civil recebem técnicas de resgate aquático e primeiros socorros

Medida visa reforçar segurança durante temporada de praias

Publicado em: 17/05/2019 por Francisco Lima

Superintendência de Defesa Civil

Agentes da Defesa Civil recebem técnicas de resgate aquático e primeiros socorros

Agentes da Defesa Civil recebem treinamento de resgate aquático e primeiros socorros. (Foto: Edmara Silva e Patrícia Araújo)

Cerca de 28 agentes da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, Sumpdec, receberam técnicas de salvamento e resgate aquático. Capacitação contou com atividades teóricas e práticas, que incluíram salvamento aquático, primeiros socorros, técnicas de resgate, além de noções de manuseios de extintores de incêndios. Os agentes participaram do treinamento atuarão durante o período oficial de veraneio 2019.

Ministrado pelo instrutor e especialista em segurança pública em mergulho, subtenente Joel Lima, o curso tem objetivo de habilitar os agentes da Defesa Civil para prevenção de afogamentos e salvamento nas praias do rio Tocantins em Imperatriz. “O treinamento capacita esses profissionais para atuarem em situações adversas do dia dia, as quais incluem desde abordagem na água aos primeiros socorros em terra durante a temporada de praias ou não”, afirma Joel Lima.

Josiano Galvão, superintendente da Defesa Civil, explica que os treinamentos de segurança são fundamentais para execução dos trabalhos desenvolvido pela equipe do órgão. “Esse processo, na realidade, já é uma preparação para o período de veraneio que se aproxima, e um dos princípios fundamentais nesse treinamento é garantir a seguranças dos frequentadores e banhistas durante a temporada oficial de praias. Além das praias, as técnicas adquiridas durante o treinamento poderão ser aplicados independentemente do lugar onde elas ocorram”, ressalta.

Para Edvar dos Santos, um dos participantes, a capacitação possibilitará auxiliar, com técnica e conhecimento, os serviços dos guarda-vidas que atuarão nos finais de semana durante o período de praias. “Essa qualificação nos prepara para o enfrentamento do dia dia, vez que nos possibilita dar uma resposta rápida e eficaz a sociedade. A prática na piscina aprimora nossa resistência física na hora da prestação de socorro e a teórica nos orienta a agir de forma correta”, afirmou.

Treinamento envolveu ainda noções de resgates de vítimas com e sem equipamentos, simulação com vítimas em em situação de afogamento, informações relativa ao período veraneio, entre outras instruções. Para fortalecer o trabalho durante o período oficial de praias, Defesa Civil contará com guarda-vidas que serão contratados por meio de licitação.

 

Capacitação