Capacitação

CAPACITAÇÃO

Sedes realiza capacitação de visitadores do Programa Criança Feliz

Curso visa formação de nova equipe que irá acompanhar mais 500 famílias em Imperatriz

Publicado em: 20/02/2019 por Maria Almeida

Secretaria de Desenvolvimento Social

Sedes realiza capacitação de visitadores do Programa Criança Feliz

Curso voltado para formação dos visitadores do PCF é previsto no Guia da Visita Domiciliar, definido pelo Ministério da Cidadania (Foto: Edmara Silva)

Começou na manhã desta quarta-feira, 20 e segue nos dias 21 e 22, o curso de capacitação para novos visitadores do Programa Criança Feliz (PCF), que recentemente abriu vaga para cadastramento de mais 500 famílias em Imperatriz. Com isso, crianças de 0 a 3 anos e gestantes das famílias referenciadas pelo Centro de Referência em Assistência Social, CRAS Santa Rita, serão contempladas e passam a receber visitas domiciliares semanais.

“Hoje estamos treinando a equipe que fará as visitas aos novos cadastrados, pois o trabalho do programa é orientar os pais sobre como estimular os filhos oferecendo ferramentas para promover seu desenvolvimento integral”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social, Janaina Ramos. Ela ressalta que atualmente 500 famílias já são acompanhadas, e com o credenciamento das novas metas, esse número será ampliado para 1.000.

O curso está sendo realizado durante todo o dia na Universidade Aberta do Brasil, UAB, e conta com parte teórica e prática. “Nestes três dias serão repassadas informações gerais sobre o programa, bem como sobre o papel do visitador, do coordenador e do supervisor. O treinamento inclui ainda, esclarecimentos da política de assistência social e o planejamento de trabalho”, informou a coordenadora do PCF, Ozima Cury.

Ela ressalta que o curso é voltado para formação dos visitadores municipais, segundo prevê o guia da Visita Domiciliar definido pelo Ministério da Cidadania. Para tanto, haverá exposição das orientações técnicas, atividades de sensibilização, estudo de caso, planejamento de visitas, atividades lúdicas e rodas de conversas.

“A visita domiciliar constitui estratégia fundamental do Criança Feliz. São ações desenvolvidas pelos visitadores na residência da família incluída no programa, com o objetivo de fortalecer os vínculos e as competências da família para o cuidado das crianças e promover o desenvolvimento infantil”, esclareceu Ozima.

No encerramento, sexta feira, 22, haverá entrega de certificados e dos kits de trabalho.

Capacitação