Notícias

PREVENÇÃO

Rede de Saúde Mental do Município desenvolve atividades do Setembro Amarelo

Rodas de conversas e corrida estão entre as ações

Publicado em: 20/09/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Rede de Saúde Mental do Município desenvolve atividades do Setembro Amarelo

Rodas de conversas e corrida estão entre as ações do Setembro Amarelo (Foto: Patrícia Araújo)

Equipe de profissionais da Rede de Saúde Mental do Município visitam empresas e instituições para divulgar e conscientizar sobre necessidade de prevenção ao suicídio. Na manhã desta quinta-feira, 20, foi a vez do Centro de Especialidades Médicas Três Poderes.

A convite da coordenação da Divisão de Saúde da Mulher, eles passaram por todos os setores fazendo rodas de conversas. “É importante informar a população em geral, e principalmente aos servidores, para que eles tenham condições de orientar e direcionar as pessoas” – explicou Priscila Maximiano.

Ela ressalta que saúde mental se faz em todas as áreas da saúde e não somente nos CAPS´s. “Em todos os locais pode ter um profissional ou paciente que precisa de ajuda, então precisamos estar alinhados sobre como proceder ao encontrar alguém que necessita" – afirmou.  

Sobre a logística dessa ação, a psicopedagogaTatiana Alencar,  que atua no CAPS IJ e CAPS AD III, explica que é uma oportunidade de alertar as pessoas para os cuidados que se deve ter para prevenir o suicídio e mostrar como funcionam os dispositivos da Rede de Saúde Mental, que contam com três CAPS´s.

 “A gente faz acolhimento de recepção, com abordagens rápidas em conversas de grupo e individuais. No caso dos usuários dos serviços, enquanto aguardam atendimento, a gente faz uma explanação breve, falamos da campanha, dos objetivos, sinais de alerta, como as pessoas podem solicitar ajuda e como a sociedade pode ajudar” – ressaltou.

Para solicitar ajuda profissional, a população de Imperatriz conta com três Centro de Atenção Psicossocial, CAPS´s, Ambulatório de Saúde Mental, Unidades Básicas de Saúde e o CVV 188.

Notícias