Conscientização

INCENTIVO

Alimentação saudável na terceira idade é discutida na Casa do Idoso

Tipos de alimentos, horários e forma correta de administração das refeições foram abordados na palestra

Publicado em: 15/02/2019 por Maria Almeida

Secretaria de Desenvolvimento Social

Alimentação saudável na terceira idade é discutida na Casa do Idoso

Palestra faz parte das iniciativas destinada ao público da Terceira Idade (Foto: Edmara Silva)

Nutrição como um pilar para o envelhecimento saudável foi o tema do encontro de hoje na casa do Idoso Feliz, ministrado pela nutricionista e Secretária de Desenvolvimento Social, Janaína Ramos. A palestra, com base em dicas sobre refeições variadas e equilibradas, durou cerca de uma hora e contou com a participação de aproximadamente 300 idosos.

Segundo Janaína, a terceira idade é um período de muitas mudanças, aprender a lidar com elas é fundamental e comer corretamente faz parte desse processo. “A alimentação está diretamente ligada ao bem estar e as causas de muitos adoecimentos, dependendo de como ela seja feita, por isso é importante alertar esse público com dicas do que eles podem comer no dia a dia para melhorar sua saúde”, ressaltou a nutricionista.

Dentre as dicas repassadas, ela pontuou sobre a necessidade de incluir cereais, bem como arroz com feijão, legumes, verduras e frutas como parte das refeições diárias. Ela advertiu também sobre a importância de se evitar refeições volumosas, pois segundo a profissional, é preferível comer menores quantidades e mais vezes ao dia, além de estabelecer horários rotineiros para refeições.

A aposentada Cléa Maria Bertran que participou da palestra com observações, questionamentos e pontuações sobre seus hábitos, aprovou a iniciativa. “Muito boa, eu já faço minhas dietas em casa e com as dicas que ela deu aqui tirei umas dúvidas e vou tentar fazer uns pratos novos, além de substituir uns ingredientes que utilizo”, afirmou.

A coordenadora da Casa, Alessandra Nobre, explica que esse é o objetivo da apresentação. “Nossa preocupação é fazer com que eles tenham uma alimentação saudável como parte da rotina, tanto aqui quanto nas suas casas. Para isso, estamos com essa palestra e faremos periodicamente oficinas de sucos verdes e comidas leves para que eles possam ser incentivados e insiram isso no seu dia a dia”, informou.

Conscientização