Conscientização

MEIO AMBIENTE

Prefeitura encerra semana dedicada ao Dia Mundial da Água

Data foi celebrada com blitz educativas, distribuição de mudas, lixeira para câmbio de carro e exposição de banners educativos.

Publicado em: 22/03/2019 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Prefeitura encerra semana dedicada ao Dia Mundial da Água

Cerca de 240 mudas de Ipê, Oiti e Açaí, além disso, foram distribuídos panfletos na blitz e em unidades de ensino (Foto: Patrícia Araújo)

O Dia Mundial da Água, 22 de março, ganhou uma semana especial promovida pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh. Durante cinco dias foram realizadas blitz educativas, distribuição de mudas, lixeiras para câmbio de carro, exposição de banners educativos e revitalização de riachos.

“A nossa missão é trabalharmos a conscientização da população. Todos são responsáveis pelo uso adequado e proteção desse recurso de valor inestimável. Essa semana serviu para que pudéssemos ampliar ainda mais o trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente, sobre utilização correta da água e seu reaproveitamento”, destacou Rosa Arruda, titular da Seplu.

A mobilização, coordenada pelo Departamento de Educação Ambiental e Projetos Socioambientais, foi desenvolvida em parceria com escolas da rede pública municipal, Marly Sarney, Vila Redenção; Mariana Luz, Santa Rita; e Morada do Sol, Jardim Morada do Sol, região da Vila Nova. Quase 1.150 pessoas, entre alunos, professores e comunidade foram participaram da campanha.

O encerramento da programação aconteceu nesta sexta-feira na avenida Beira Rio com entrega de mudas de Ipê, Açaí e Oiti, materiais educativos e exposição de informações . A culminância da ação contou com a participação da equipe do projeto Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos. Juntos orientaram a população sobre a separação correta do lixo e os danos que causam aos riachos e ao rio Tocantins quando é descartado de forma incorreta.

“Todos os envolvidos na mobilização estão de parabéns. Importante ressaltar que além da Semana da Água, esse trabalho é feito por meio de ações permanentes da Semmarh, que estimulam o uso sustentável dos recursos hídricos e a melhoria das condições socioambientais”, informou Bárbara Brenda Soares, diretora do Departamento de Educação Ambiental e Projetos Socioambientais.

No período da manhã o Departamento de Educação Ambiental realizou blitz educativa no centro comercial da cidade com distribuição de panfletos e adesivagem de veículos. Na Semana da Água, cujo tema foi “Água é Vida, Proteger nascentes é garantir a preservação do rio Tocantins", foram distribuídas e utilizadas na revitalização de riachos cerca de 240 mudas de Ipê, Oiti e Açaí, além disso, foram distribuídos panfletos na blitz e em unidades de ensino.

De passagem pela Beira Rio, o acadêmico de odontologia Everton Cássio da Cunha Vieira, 22, aprovou a iniciativa do Município pela ação em comemoração ao Dia Mundial da Água. “A prefeitura está de parabéns por esse trabalho de orientação sobre a importância da água. A gente sabe que a cada dia, o desmatamento das matas ciliares e a poluição dos rios e riachos vêm provocando a escassez de água em diversas regiões do país. E são iniciativas como essa que podem amenizar essa situação”, afirmou.  

A sugestão da criação do Dia Mundial da água, 22 de março, foi feita pela Organização das Nações Unidas, ONU, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, mais conhecida como Eco-92. Desde 1993, essa data é celebrada no Brasil e a escolha dos temas sempre tem o intuito de chamar a atenção sobre a importância da água potável e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos.

Conscientização