Cultura

CURSOS

Conservatório Dramático e Musical abre mais de 650 vagas

São ofertados cursos de música, dança e teatro

Publicado em: 20/01/2020 por Rafael Pestana

Fundação Cultural de Imperatriz

Conservatório Dramático e Musical abre mais de 650 vagas

Inaugurado em novembro do ano passado, a casa de belas artes lança seu primeiro grande edital em 2020. (Foto: Edmara Silva)

A Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Fundação Cultural do município, FCI, realizou nesta segunda-feira, 20, lançamento do edital para o processo seletivo de ingresso nos Cursos Livres Introdutórios, para turmas no primeiro semestre de 2020, do Conservatório Dramático e Musical da cidade. A escola de belas artes oferta mais de 600 vagas gratuitas nos turnos matutinos e vespertinos, para os cursos de Canto Coral Infantil, Teatro, Dança, Teoria Musical, entre outros.

O presidente da Fundação Cultural, José Carneiro Buzuca, relata que essa ação, “visa valorizar a cultura em nossa cidade, um dos principais compromissos da gestão Assis Ramos, assim como incentiva e possibilita a descoberta de novos talentos. Além do ganho cultural, que principalmente, as crianças irão receber, temos também o ganho educacional, pois ao invés de estarem nas ruas expostas a perigos, elas estarão estudando e se divertindo com atividades saudáveis e culturais.”

O maestro Giovane Pietrinni, diretor do conservatório destaca que, “essa é uma data importante para nós, pois conseguimos lançar o primeiro edital dos cursos de música, teatro e dança. Serão contemplados mais de 650 alunos nesse primeiro módulo, que está com data prevista de conclusão no dia 20 de abril. A partir de então, lançaremos outros editais, com novos cursos e dando também segmento aos cursos que iniciam agora. Nesse semestre, atenderemos 120 alunos em violão, 80 em teclado, 100 em Musicalização infantil Flauta Doce e Canto Coral. 100 com teatro, 60 com dança, entre outros."

Das vagas ofertadas, 50% são destinadas aos alunos da rede municipal de ensino, e os outros 50% para a comunidade em geral. O processo se dará por meio de quatro etapas, sendo a primeira realizada a partir de hoje, 20, até o dia 31 de janeiro, último dia para efetuar inscrição nos cursos ofertados. A etapa inicial consiste na inscrição online, que deve ser feita exclusivamente pelo site www.imperatriz.ma.gov/conservatorio.

Após fazer a inscrição online, os candidatos entram automaticamente na segunda etapa do processo, onde farão a entrega dos documentos solicitados em edital, na sede da escola. Ficha de inscrição impressa e devidamente preenchida, cópia da certidão de nascimento para menores de 18 anos e cópia RG para maiores de idade, devem ser entregues de 20 de janeiro até 03 de fevereiro , no período das 14h às 18h.

A terceira etapa será realizada de 21 de janeiro até 05 de fevereiro, durante os horários de 09h às 11h e de 15h às17h, com a aplicação dos testes de aptidão específicos para cada modalidade escolhida. Os candidatos para os cursos de música, por exemplo, passarão pelo teste de aptidão sensório-motora, para averiguação da compreensão de tempo, ritmo e intensidade, tanto quanto a compreensão da variação dos intervalos sonoros dos sons graves, médios e agudos do candidato.

O processo seletivo encerra na quarta etapa, no dia 07 de fevereiro, com a divulgação da lista dos aprovados, que será disponibilizada na sede do Conservatório Dramático e Musical de Imperatriz, na Fundação Cultural e no site da Prefeitura de Imperatriz. Para conferir o edital completo, basta acessar o link: Edital Conservatório

Cultura