Cultura

DIVERSÃO

Escola Municipal Darcy Ribeiro recebe projeto Ciranda Cultural

Os alunos também participaram de oficina de artes plásticas

Publicado em: 01/12/2021 por Rafael Pestana

Fundação Cultural de Imperatriz

Escola Municipal Darcy Ribeiro recebe projeto Ciranda Cultural

As crianças participaram de programação repleta de atividades lúdicas circenses, contação de história, produção de textos, entre outras ações. (Foto: Maira Soares)

Nesta quarta-feira (01), iniciando o mês de dezembro com muita diversão e cultura, foi a vez dos estudantes da Escola Municipal Darcy Ribeiro, no bairro São José, participarem das atividades realizadas pelo projeto Ciranda Cultural, com direito a passeio no Trenzinho da Alegria. A medida, que é uma iniciativa da Prefeitura de Imperatriz, por intermediação da Fundação Cultural do município (FCI), tem como principal objetivo o fomento à cultura, levando várias manifestações para as escolas da rede municipal de ensino.

Nessa manhã, a Fundação Cultural levou para as crianças uma programação repleta de atividades lúdicas circenses, contação de história e produção de textos, para incentivar e valorizar a leitura, com a animadora Jô Peteleco. Os alunos também tiveram a oportunidade de participar de uma oficina de artes plásticas, com o renomado artista imperatrizense, Ton Neves. O projeto também é realizado no período da tarde, contemplando assim todos os estudantes da instituição.

“É extremamente gratificante realizar essa ação em mais uma escola do município, pois essa é a missão da FCI, trabalhar sempre para levar cultura e diversão às nossas crianças. Em especial para aquelas que nunca tiveram acesso a essas manifestações. Ontem, por exemplo, realizamos uma oficina de artes plásticas com os alunos da APAE”, destaca Paulinho Lobão, presidente da FCI.

Em programações anteriores, realizadas na semana passada, o projeto Ciranda Cultural levou os assistidos pela APAE e os estudantes da Escola Municipal Tocantins, para uma sessão de cinema, onde as crianças ganharam combo de pipoca e refrigerante. Antes da sessão, as crianças participaram de um passeio no trenzinho da alegria, com muita música e brincadeiras. Assim como na Escola Darcy Ribeiro, os estudantes da Escola Tocantins e os assistidos pela APAE também participaram de oficinas de artes plásticas e de produção textual.

Sobre o projeto

A Ciranda Cultural tem objetivo de fomentar e levar cultura para os alunos da rede municipal de ensino, com variadas linguagens artísticas, como artes cênicas e visuais, bem como o fortalecimento do incentivo à leitura com a literatura, declamação de poemas, contos e crônicas para os estudantes, além da contação de histórias. Na etapa final da iniciativa, serão escolhidos os melhores textos escritos pelos próprios alunos, após a orientação nas oficinas, que serão publicados em um e-book especial.

Cultura