Cultura

OPORTUNIDADE

FCI divulga edital A Gente Faz Cultura Em Casa

O edital visa atuar como prevenção ao avanço do novo Coronavírus, COVID-19, estimulando o isolamento social, mas também incentivando a cultura em novas plataformas.

Publicado em: 30/03/2020 por Rafael Pestana

Fundação Cultural de Imperatriz

FCI divulga edital A Gente Faz Cultura Em Casa

A inscrição no edital vai até o dia 01 de abril e contempla DJs, cantores, grupos e bandas de Imperatriz. (Foto: Samuel Souza)

Nesta segunda-feira, 30 de março, a Prefeitura divulga edital para seleção de 110 artistas que atuem profissionalmente no segmento musical, entre cantores, grupos e bandas, que receberão 01 cachê para apresentação em plataformas digitais via internet. A iniciativa realizada por intermediação da Fundação Cultural de Imperatriz, FCI, conta com cachês que variam de R$ 300 à R$ 1,200. Inscrições podem ser realizadas pelo site da Prefeitura até o dia 01 de abril.

O edital visa atuar como prevenção ao avanço do novo Coronavírus, COVID-19, estimulando o isolamento social, mas também incentivando a cultura em novas plataformas. "E também temos o objetivo de aparar os artistas locais nesse momento de crise, uma  vez que se fez necessário adotar o isolamento, determinando o fechamento do comércio, o que atingiu diretamente os bares e casas de shows que tiveram que cancelar as apresentações artísticas, sendo essa uma das primeiras classes sociais a sentir os efeitos econômicos da pandemia", destaca José Carneiro Buzuca, presidente da Fundação Cultural de Imperatriz.

Para realizar as inscrições, os candidatos precisam enviar para o e-mail da Fundação, fcimperatriz@gmail.com, os seguintes documentos: Ficha de Inscrição, Release do Artista, Grupo ou Banda e Fotos, vídeos, links, Recortes de jornais, revistas, clipagem de sites da internet, mídias sociais e outros meios que possam comprovar que o artista, grupo ou banda é do segmento. O campo "assunto" do e-mail deve estar identificado da seguinte forma: EDITAL A GENTE FAZ CULTURA EM CASA – NOME DO DJ/ARTISTA/GRUPO/BANDA.

Podem concorrer ao edital artistas, grupos e bandas residentes e atuantes profissionalmente em bares, casas de shows, restaurantes e estabelecimentos congêneres, pertencentes comprovadamente à cidade de Imperatriz, não sendo permitido em nenhuma hipótese a participação de grupos ou pessoas de outras cidades. Os candidatos precisam  apresentar repertório que corresponda de 25 a 35 minutos, dotados de estrutura residencial de acesso à internet compatível para transmissão ao vivo em plataformas digitais como Facebook, Instagram e/ou YouTube, associados à atuação artística.

O edital, com verba oriunda do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, FUMIC, faz valer as políticas públicas no âmbito municipal que buscam o desenvolvimento das atividades que fortaleçam a produção cultural, a economia criativa, de forma sustentável na sua dimensão material e imaterial, visando amenizar as consequências causados por essas medidas preventivas. O resultado será divulgado no site da Prefeitura.

Link para inscrição: 

http://www.imperatriz.ma.gov.br/pmi/comunicados/fci/edital-simplificado-imperatriz-a-gente-faz-cultura-em-casa/

Cultura