Cultura

OPORTUNIDADE

Último dia para se inscrever nos cursos do Conservatório Dramático e Musical de Imperatriz

Com o termino da primeira etapa, os candidatos passam pelos testes de aptidão

Publicado em: 31/01/2020 por Rafael Pestana

Fundação Cultural de Imperatriz

Último dia para se inscrever nos cursos do Conservatório Dramático e Musical de Imperatriz

Todos os inscritos nos cursos precisam passar pelos testes de aptidão específicos. (Foto: Edmara Silva)

O prazo do edital para o preenchimento de mais de 650 vagas gratuitas, em variadas modalidades culturais, do Conservatório Dramático e Musical de Imperatriz, está chegando ao fim, com isso os interessados que ainda não se inscreveram precisam fazer a inscrição online até está sexta-feira, 31 de janeiro. Para aqueles que já realizaram o procedimento, mas estão com a entrega da documentação solicitada pendente (ficha de inscrição impressa e devidamente preenchida, cópia da certidão de nascimento para menores de 18 anos e cópia RG para maiores de idade), o prazo que iniciou dia 20 de janeiro, vai até o dia 03 de fevereiro, no período das 14h às 18h.

Outro importante prazo que os inscritos precisam se atentar é o período de realização dos testes de aptidão, específicos para a modalidade de curso que o candidato escolheu. Compreendendo a terceira etapa do seletivo, os testes estão sendo aplicados desde o dia 21 de janeiro e continuam até o dia 05 de fevereiro. Além de serem de caráter eliminatório, os testes servem por exemplo, no caso dos candidatos concorrentes aos cursos de música, que passarão pelo teste de aptidão sensório-motora, para averiguação da compreensão de tempo, ritmo e intensidade, tanto quanto a compreensão da variação dos intervalos sonoros dos sons graves, médios e agudos dos inscritos.

O maestro Geovani Pietrinni, diretor-geral do Conservatório Dramático Musical de Imperatriz destaca que, apenas nove cursos ainda possuem inscrição aberta, entre eles Violão, Teclado, Guitarra, Canto Maior, Canto Infantil, Teatro e Dança, sendo que para esses dois últimos, os testes serão dias 02,03,04 e 05 de fevereiro, das 09h às 12h e das 14h às 17h. “Todos os pretensos alunos que se inscreveram online, precisam passar pelos testes de aptidão, que só serão realizados até o dia 05 de fevereiro, então peço que venham fazer o teste para que não percam a vaga. Inclusive, para atender os inscritos, irei estender meu horário, durante a próxima semana, de segunda-feira à quarta-feira, das 08h da manhã, até as 18h para atender todos que estiverem com o teste de aptidão pendente”, ressalta o maestro.

Antes mesmo de ser oficialmente inaugurado, o Conservatório Dramático e Musical de Imperatriz já possuía o curso de Canto Coral e Regência, que realizou uma série de apresentações por toda a cidade, fazendo inclusive cantatas durante o período natalino. Lucas Ximendes, participante da primeira turma da escola, relata que " a estrutura do conservatório é excelente, muito boa mesmo. Um ponto que me surpreendeu foi o espaço, que é super completo e preparado e o professor é realmente muito bom. Achei muito proveitoso os ensinamentos que recebemos, e sem dúvida a parte que mais gostei foram as apresentações em público".

A escola de belas artes, que é localizada na rua Bom Jesus, esquina com a rua MW6, no bairro Santa Rita, foi inaugurada em 21 de novembro de 2019, e é fruto de um termo de ajuste de conduta entre Eletrobras Eletronorte, Ministério Público Federal do Trabalho e Prefeitura de Imperatriz, através da Fundação Cultural. O processo foi intermediado pelo juizado da Infância e da Juventude, através de seu titular, Delvan Tavares. Dispondo de um moderno sistema drywall, que atua no isolamento interno e externo e também auxilia no tratamento acústico, garantindo qualidade de som no ambiente, o espaço agrega também teatro, dança, cinema e artes circenses.

Cultura