Defesa Civil

SERVIÇOS

Trabalho preventivo da Prefeitura evita ocorrências graves durante período chuvoso

Força-tarefa inclui ações antecipadas da Defesa Civil, SLP, Sinfra, Seplu e Semmarh

Publicado em: 06/01/2020 por Ariel Rocha

Superintendência de Defesa Civil

Trabalho preventivo da Prefeitura evita ocorrências graves durante período chuvoso

Os serviços de drenagem profunda, limpeza de riachos, desobstrução de bueiros e terraplanagem de ruas são executados por toda a cidade (Foto: Edmara Silva)

As chuvas que atingem Imperatriz durante o início de janeiro deixam alagamentos parciais em alguns pontos da cidade. Sem registro de desabrigados ou inundação de casas, a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, responsável por monitorar as localidades de risco, informa que a média do volume de precipitação acumulada durante o primeiro final de semana do ano foi de 10mm.

O superintendente do órgão, Josiano Galvão, explica que esses alagamentos parciais são comuns até mesmo em chuvas pequenas. Os riachos, por vezes, sobem um pouco o volume de água e transbordam. “São pontos ou ruas que alagam parcialmente. A Defesa Civil está monitorando constantemente os pontos críticos e as limpezas realizadas nos nossos riachos influenciam na falta de incidências graves”, comentou.

Em relação ao estado do Rio Tocantins, o monitoramento da Superintendência constatou até agora que o nível está negativo, abaixo de zero e fora da linha de alerta. Já durante a semana, a previsão do tempo indica nuvens carregadas, associadas ao tempo úmido, o que provoca chuva moderada durante o período.

Para eliminar e amenizar eventuais transtornos, os serviços de drenagem profunda, limpeza de riachos, desobstrução de bueiros e terraplanagem de ruas estão sendo executados por toda a cidade, desde o ano passado. Foi montada uma força-tarefa que inclui as ações em conjunto da Defesa Civil, Secretarias de Limpeza Pública, SLP, Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra, Planejamento Urbano, Seplu, e Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh.

A moradora da Rua Guarani no bairro Vila Redenção II, próximo ao Riacho Bacuri, Dona Isabel, parabeniza o trabalho de limpeza realizada pela Prefeitura no local. Ela também chama a atenção para o comportamento da população. “O povo também tem que ajudar o serviço do Município, não adianta limpar e o pessoal jogar lixo. Eu, que moro aqui perto, fico chateada com essa situação. Tem que ajudar e fazer sua parte”, disse.

Mesmo com as chuvas, o trabalho de limpeza continua nesta segunda-feira, 06 de janeiro. As frentes de serviços atuam intensamente no Riacho Bacuri, nas proximidades da BR 010, próximo ao Aeroporto. Outras equipes concentram serviços no Riacho Capivara, nas proximidades da rua Padre Cícero.

Defesa Civil