Desenvolvimento Econômico

FORMALIZAÇÃO

Lançado "Sedec Mais" voltado ao empreendedor informal

Profissionais podem se regularizar e ter acesso aos benefícios sociais

Publicado em: 14/11/2018 por Dema de Oliveira

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Lançado "Sedec Mais"  voltado ao empreendedor informal

Profissionais podem se regularizar e ter acesso aos benefícios sociais (Foto: Reginaldo Brito)

Através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Prefeitura lançou nesta quarta-feira, 14, as atividades do programa "Sedec Mais", para oferecer total suporte ao trabalhador informal, facilitando formalização e acesso aos benefícios gerados pela regularização.

Equipe da Sedec trabalhou das 8h às 14h no Calçadão, próximo à Praça de Fátima, Centro, com cadastro de trabalhadores informais. Com a formalização, o empreendedor, terá todos os benefícios sociais, que são disponibilizados pelo governo federal, como auxílio doença e aposentadoria. Além disso, ele passa a ser pessoa jurídica, com expedição do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), que dá condições para que o empreendedor agora formalizado, possa realizar compras diretas, sem intermediários. Com isso, a margem de lucro aumenta e ele tem acesso ao crédito que se torna mais barato. Iniciativa também disponibiliza atendimento do Sine Municipal com intermediação de mão de obra ao mercado de trabalho.

Segundo José Maia, um dos diretores de departamentos da Sedec, levantamentos feitos, dão conta de que da Praça de Fátima, passando pelo calçadão, até a Praça Brasil, existem quase 500 trabalhadores informais. “Esses profissionais não têm segurança previdenciária nenhuma. Então o nosso trabalho é trazer a sala do empreendedor até eles”, reiterou.

De acordo com o secretário Josivaldo Melo, ação é fruto de orientação do prefeito Assis Ramos em facilitar atendimento à população em todos os setores da gestão municipal. "Vamos estender nosso atendimento a outros bairros, toda semana estaremos com nossa equipe em locais diferentes. Vamos chegar a regiões da cidade que aglomeram trabalhadores informais, para que todos sejam formalizados, para que possam ser alcançados pelos benefícios gerados pelo governo federal”, destacou.

Desenvolvimento Econômico