Desenvolvimento Econômico

ESTRATÉGIA

Conselho discute ações para o desenvolvimento econômico municipal

Cinco grupos foram estruturados e contam com representantes de diversos segmentos sociais

Publicado em: 22/03/2018 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Conselho discute ações para o desenvolvimento econômico municipal

Cinco grupos foram estruturados e contam com representantes de diversos segmentos sociais (Foto: Assessoria)

O Conselho Municipal de Empreendedorismo e Inovação, Cemei, reuniu- se no auditório da Universidade Ceuma, na quarta-feira, 21, com o intuito de deliberar sobre a estruturação de grupos temáticos para o desenvolvimento local. Objetivo é que, neste semestre, o município disponha de 10 bases de atendimento ao microempreendedor, sendo uma no Sine municipal. As reuniões do conselho ocorrem de forma itinerante, uma vez ao mês.

Foram estruturados cinco grupos, com representantes de diversos segmentos da sociedade, como o Sebrae, Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Uemasul, UFMA, Ceuma, IFMA e Conselho Regional de Economia. Entre os assuntos abordados, foram destacados a avaliação e estruturação do regulamento do Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação; critérios para concessão de bolsas de estudo para servidores públicos; análise e definição de estratégias de orçamento e políticas de aplicação dos recursos do fundo; identificação de arranjos promotores de empreendedorismo e inovação e outros.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Sousa, avalia que as reuniões itinerantes do Conselho servem para "poder conhecer e se aproximar mais ainda da sociedade civil organizada, representada aqui pelo Ceuma. Assim como na Uemasul – que já aconteceu – no IFMA, UFMA, Fiema e demais instituições onde ainda vai ocorrer. E a colaboração e estreitamento do relacionamento profissional melhoram a cada dia”, ressaltou o secretário.

De acordo com o coordenador do curso de Administração do Ceuma, Alcir Freire, a universidade, enquanto componente do Conselho, tem participação ativa com a presença dentro da instituição. "As discussões que tivemos aqui, realmente engrandeceram este processo. A gente percebe que cada vez mais o Conselho está funcionando de forma participativa”, ressaltou o coordenador.

As ações culminaram com a informação de que a faculdade irá disponibilizar uma sala do empreendedor e Sine municipal, visando a aproximação das ações municipais com o meio acadêmico. Foram ressaltadas a importância da parceria entre o Município e as instituições de ensino para promover o empreendedorismo e inovação.

Desenvolvimento Econômico