Desenvolvimento Econômico

EMPREENDEDORISMO

Conselho Municipal de trabalho, emprego e renda planeja ações para 2020

Órgão desenvolve ações de incentivo e investimento

Publicado em: 20/11/2019 por Ariel Rocha

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Conselho Municipal de trabalho, emprego e renda planeja ações para 2020

O conselho viabiliza diretamente o envio de verbas federais para a continuidade do trabalho do município no que diz respeito a qualificação de mão de obra. (Foto: Edmara Silva)

Na última terça-feira, 19, ocorreu a segunda reunião do Conselho e do Fundo Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, CMTER e FMTER. Na ocasião, as bancadas que compõe a estrutura da administração discutiram a respeito do orçamento para 2020, plano de ações e outros assuntos de interesse para o conselho e fundo de recursos.

O CMTER é um comitê que estabelece diretrizes e prioridades para as políticas de emprego e trabalho em Imperatriz e está vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sedec. De acordo com o secretário da pasta e presidente do conselho, Josilvado Melo, “essa delegação é mais uma conquista para o município, pois reúne ações que buscam fomentar as políticas de geração de emprego e renda”.

Além da bancada do poder público, composta pela Sedec e Sine Municipal, fazem parte mais duas. A bancada dos trabalhadores, que inclui o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, STICC; a União Geral dos Trabalhadores, UGT, e a Força Sindical. Já a patronal é composta por membros da Associação Comercial de Imperatriz, ACII.

Ainda de acordo com o secretário, o conselho viabiliza diretamente o envio de verbas federais para a continuidade do trabalho do município no que diz respeito à qualificação de mão de obra. “Imperatriz é uma cidade empreendedora, uma cidade que gera muito emprego. Hoje, uma marca da nossa secretaria é a qualificação, com cursos de capacitação e apoio profissionalizante. É de fato uma marca da gestão do prefeito Assis Ramos”, explicou.

 

Capacitação

A Sedec ministra desde o começo da gestão cursos gratuitos de capacitação, voltados para a comunidade. Mais de três mil certificados já foram entregues para participantes das variadas turmas de formação promovidas pela municipalidade, por meio da pasta. Os últimos cursos realizados foram Fluxo de Caixa e Gestão de Conflitos, nos dias 18 e 19 de novembro.

Para coordenadora de vendas, Ana Paula de Jesus da Cruz, que participou das duas formações, foi uma ótima experiência, principalmente por conta dos professores capacitados e dispostos a sanar qualquer dúvida. “Primeira vez que participo e pretendo fazer os outros que surgirem pela frente, é uma oportunidade”, disse.

Desenvolvimento Econômico