Desenvolvimento Econômico

PLANEJAMENTO

Instalado Comitê Gestor das Parcerias Público-Privadas

Medida poderá financiar projetos para oferecer melhorias à cidade

Publicado em: 19/12/2017 por Luana Barros

Instalado Comitê Gestor das Parcerias Público-Privadas

Parceria busca financiar parcial ou integralmente projetos em benefício da população (Foto: Patrícia Araújo)

Pensar e planejar o melhor para o futuro de Imperatriz. Este é um dos objetivos da instalação do Comitê Gestor das Parcerias Público-Privadas, PPPs, realizada na noite de segunda-feira,18, no piso superior do Centro de Convenções. Iniciativa busca financiar parcial ou integralmente diversos projetos, em benefício da população, na melhoria da prestação de serviços e da infraestrutura pública.

A entidade será presidida pelo prefeito Assis Ramos e composta ainda pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Hélio Araújo; secretário do Planejamento Urbano do Município, Fidélis Uchoa; secretário de Gestão Orçamentária, José de Ribamar Oliveira; secretário da Administração, José Antônio Pereira; secretário da Infraestrutura, Assis Pinheiro; procurador geral, Rodrigo do Carmo; secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Sousa; presidente do Sindicato dos Atacadistas, Eraldo Cardoso Pereira Júnior, e o presidente do Sindicato das Auto Peças e Moto Peças, João Lira.

“Apesar de ser um instrumento aprovado nacionalmente, ainda em 2014, é algo inovador, pouco mais de 60 PPPs já foram realizadas em todo o Brasil. Em um momento de escassez de recursos é uma parceria que deve ser utilizado pelos entes públicos para financiamentos em prol da comunidade. O que fazemos agora significa um grande avanço” - destaca o secretário de Administração, José Pereira.

Eduardo Soares, secretário de Desenvolvimento Econômico, explica que é "importante compreender o significado das PPPs e seus benefícios para a administração municipal e para a cidade de Imperatriz. Este é o primeiro passo, instituindo esse comitê e agora dividir as tarefas e o regime interno desta entidade”.

Francisco de Assis Pinheiro, secretário de Infraestrutura, estava presente e ressalta a disposição da Sinfra para o comitê. "As parcerias são muito importantes devido ao tamanho da nossa cidade e sem elas, talvez, não conseguiríamos resolver todas as demandas e oferecer melhorias para a população” - reforça.

Representando a iniciativa privada, Hélio Araújo, presidente ACII, parabenizou a iniciativa e afirmou que os empresários também irão contribuir com a cidade. “As PPPs precisam acontecer efetivamente. O poder público sozinho não consegue resolver todos os problemas do município. Cada um de nós deve contribuir para que Imperatriz melhore ainda mais. Nós, empresários, precisamos participar e discutir o que é bom, pensar e planejar ações" - enfatiza.

 

Desenvolvimento Econômico