Educação

INCENTIVO À LEITURA

Biblioteca Municipal destaca a “poesia feminina” em projeto

Com participação de alunos, ação é alusiva ao mês da mulher

Publicado em: 22/03/2018 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Biblioteca Municipal destaca a “poesia feminina” em projeto

Biblioteca Pública Municipal realiza projeto “As poesias e suas inspirações femininas” (Foto: Assessoria)

A Biblioteca Pública Municipal Professor Osvaldo Ferreira de Carvalho promoveu, na quarta-feira, 21, a culminância do projeto “As poesias e suas inspirações femininas”. Ainda em homenagem ao mês da mulher, alunos do 8º e 9º ano da Escola Frei Manoel Procópio participaram de momento cultural com declamação e concurso de poesias, exposição de obras literárias e apresentações de autores imperatrizenses.

De acordo com a auxiliar da biblioteca e responsável pelo evento, Walquiria Lima da Costa, ação prioriza “desenvolver habilidades de pesquisa, de leitura e análise do gênero poesia dos alunos da rede pública, identificando os principais autores brasileiros e locais” - explicou.

Com metodologia exploratória, a elaboração do projeto nas escolas começou com o período letivo, quando os alunos tiveram tempo para levantamento de dados bibliográficos, exploração dos estilos de poesias, principais autores e seus temas. Além do Frei Manoel Procópio, o plano, foi direcionado às Escolas Cortez Moreira, Santa Laura, Santos Dumont e Tocantins.

Thaís Fernanda, 8º ano, destacou a importância para o aprendizado. “Achei o projeto muito bom, bem específico falando das mulheres e aprendemos muito sobre o tema”.

Numa parceria com a escola, a ideia também serviu de apoio ao professor de língua portuguesa com atividades em sala de aula, com estudo do gênero textual e incentivo a criatividade dos alunos.

Biblioteca municipal – Com projetos inovadores, espaço também atua como agente de transformação para crianças e adolescentes no fomento à leitura, além de desenvolver atividades em datas alusivas, a instituição mantém um calendário próprio a ser trabalhado durante todo o ano.

As próximas ações da biblioteca contemplam o Dia Nacional do Livro Infantil e Monteiro Lobato; Dia da Língua Portuguesa e o projeto Soletrando; Dia do Estudante, Dia de Ler Todo Dia, Semana do Livro e Dia Nacional; Leitura matemática e atividades no Salão do Livro de Imperatriz.  

Educação