Educação

INCENTIVO À LEITURA

Dia de Ler Todo Dia é realizado em ambiente virtual

Projeto chega a 5ª edição adequando-se ao período de pandemia

Publicado em: 18/09/2020 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Dia de Ler Todo Dia é realizado em ambiente virtual

Todas as escolas fomentaram atividades divulgadas nas redes sociais (Foto: Divulgação)

Em alusão ao 18 de setembro, data de mobilização da campanha “Dia de Ler Todo Dia”, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação , Semed, promoveu várias atividades na rede de ensino, via plataforma virtual e redes sociais com os alunos. Objetivo foi motivar os estudantes para ações de leitura em todos os espaços de vivência cotidiana. 

Projeto visa aperfeiçoar e valorizar o cidadão por meio das linguagens artística, literária e histórica, a partir da compreensão do seu papel social e na construção do pensamento lógico. 

Todas as escolas fomentaram atividades de contação de histórias gravadas em vídeos, cantinho da leitura em casa e na escola, declamação de poesias, entre outras ideias. Todas divulgadas nas redes sociais.

“As escolas e as famílias deram continuidade ao lindo projeto 'Dia de Ler Todo Dia' que mesmo sem o contato físico, sem as aulas presenciais conseguiram manter viva a importância da leitura para a formação dos estudantes”, explicou a coordenadora da Assessoria Pedagógica da Semed, Raibeth Fernandes. 

O secretário municipal de Educação, José Antônio Pereira ressaltou a importância da atividade. “Vivenciamos um momento diferente com aulas não presenciais e nada mais interessante e inovador que dar sentindo ao fomento à leitura com auxílio das ferramentais digitais que estamos utilizando como recurso pedagógico”.

Dia de Ler Todo Dia – surgiu a partir de uma mobilização de incentivo à leitura na cidade de Barueri, SP, em 9 de abril de 2013. A partir de 2015 ganhou repercussão nacional e no ano seguinte vários países como Estados Unidos, Paquistão e Austrália aderiram a campanha que ganhou alcance internacional

Educação