Educação

CULTURA

Escolas municipais utilizam as festas juninas como prática pedagógica

Além da diversão gera conhecimento aos alunos

Publicado em: 28/06/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Escolas municipais utilizam as festas juninas como prática pedagógica

Além da música e dança foram desenvolvidos trabalhos com colagem, recortes, produção de enfeites (Foto: Sara Ribeiro)

As escolas da rede municipal de ensino, durante todo o mês de junho, realizaram as tradicionais festas juninas, evento popular no calendário brasileiro. Na noite de quinta-feira, 27, as instituições de Educação Infantil Juracy Conceição, Ribamar Garros e Santa Maria promoveram suas festanças cheias de alegria, diversidade cultural, danças, quadrilhas e comidas típicas.

Com o término do semestre letivo, nesta sexta-feira, 28, escolas como Domingos de Moraes, Machado de Assis II e Paulo Freire também comemoram o São João e aproveitam para confraternizar com alunos, pais e corpo docente o encerramento das atividades.

Além disso, pela riqueza cultural, a comemoração foi incluído no calendário escolar e tornou-se instrumento pedagógico para ensino e aprendizagem dos alunos. “Esse movimento nas instituições serve como ferramenta pedagógica ao proporcionar conhecimento sobre as tradições do país, as histórias sertanejas, os hábitos alimentos e tantos outros assuntos interdisciplinares”, destacou o secretário de Educação, Josenildo Ferreira.

Nesse período as escolas propiciam inúmeras atividades que vão além da música e dança. São desenvolvidos também trabalhos com colagem, recortes, produção de enfeites para os ambientes, além de se resgatar brincadeiras, como corrida do saco e dança da cadeira.

No sábado, 29, será a vez da Escola Dom Affonso socializar com a comunidade do bairro Santa Clara e adjacências o seu festejo a São João.  

Educação