Educação

INOVAÇÃO

Prefeitura implanta sistema de matrícula online

Pela primeira vez pais e alunos da Rede de Ensino Municipal poderão fazer suas matrículas pela internet

Publicado em: 20/11/2019 por Francisco Lima

Secretaria de Educação

Prefeitura implanta sistema de matrícula online

Processo de matrícula para as escolas da Rede Municipal para o ano letivo de 2020 será totalmente online. (Foto: Edmara Silva)

Com objetivo de acabar com as filas e dinamizar a realização das matrículas dos alunos da rede publica municipal, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Semed, implantou o sistema de pré-matrículas online. Com a novidade, pais de alunos que chegavam a passar noites na fila para garantir uma vaga, agora poderão realizá-las pela internet.

Na tarde desta quarta-feira, 20, professores e gestores da rede municipal de ensino receberam da equipe técnica da Semed, capacitação para operarem o sistema, que passa a vigorar a partir do próximo ano letivo.

De acordo com o secretário de Educação, Josenildo Ferreira, objetivo é facilitar o acesso na realização das matrículas para o ano letivo de 2020, uma das prioridades da gestão do prefeito Assis Ramos. “A ideia é um avanço para o município e para o processo de ensino da rede municipal, se comparada à época em que pais e alunos ficavam até três dias na fila para garantir uma vaga para o seu filho, enfrentando chuvas ou até mesmo comprando vaga de pessoas que chegavam de madrugada”, destacou.

Para a gestora da Escola Municipal Ipiranga, Solange Mota,  o projeto vai facilitar o processo de matrículas nas escolas. “Esse sistema vai facilitar tanto para nós gestores quantos para pais de alunos, evitando filas desnecessárias nas calçadas das escolas, sem falar no controle no número alunos por sala”, disse.

Cronograma

De acordo com o cronograma, o processo de matrículas será realizado online pelo site da Prefeitura http://www.imperatriz.ma.gov.br. No período entre 23/12/2019 e 03/01/2020 serão realizadas pelos gestores as rematrículas, e 06 a 10/01/2020 prazo para remoção interna dos alunos da Rede Pública Municipal. As pré-matrículas dos novatos serão realizadas por pais ou responsáveis de alunos de 13 a 17/01/2020. A matricula só será efetivada mediante o comparecimento do alunoou responsável na unidade de ensino escolhida.

 

Educação