Notícias

EDUCAÇÃO

Escola municipal realiza Feira de Ciências e incentiva à pesquisa científica

Os alunos apresentaram os produtos para professores, pais e comunidade que prestigiaram a feira

Publicado em: 14/11/2019 por Islene Lima

Escola municipal realiza Feira de Ciências e incentiva à pesquisa científica

Cada ano os alunos se aprimoram mais no desenvolvimento e apresentação dos seus trabalhos na feira (Foto: Edmara Silva)

Na manhã desta quinta-feira, 14, a escola Municipal Paulo Freire realizou a XIII Feira de Ciência, Fecipaf, para alunos do sexto ao nono ano. A Secretaria Municipal de Educação, Semed, explica que a Feira tem como objetivo desenvolver os conhecimentos técnicos, culturais, científicos, criativos e críticos dos alunos e mostrar à comunidade a importância das atividades práticas, através de trabalhos elaborado pelos próprios estudantes.

Com muita diversão e informação, os alunos apresentaram as amostras científicas de produtos para professores, pais e comunidade que prestigiaram a Feira.  

A coordenadora e supervisora do evento, Fátima Vale, ressaltou a importância da Feira para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do aluno quanto à pesquisa. "Todos os trabalhos apresentados começaram a ser feitos em abril, então é um trabalho pensado, pesquisado e desenvolvido com muito empenho dos nossos alunos".

Para Rafaela Mariana do 6° ano, a Feira é uma oportunidade de apresentar os trabalhos que foram preparados em sala de aula com pesquisas de campo e bibliográficas. "O nome do nosso projeto é limpeza e organização da escola Paulo Freire. O nosso objetivo é fazer com que nossa escola fique mais limpa e organizada, para desenvolver o aprendizado dos alunos e para melhorar o ensinamento dos professores, então nosso trabalho é voltado para melhoria do ambiente ao qual estudamos". 

A coordenadora ainda ressalta que os alunos são orientados que, para realizar um experimento, eles tenham as mesmas responsabilidades que um profissional da área científica, ou seja: organizar, observar, pesquisar, investigar, adotar critérios para a pesquisa utilizando a ética. Experimentar e validar resultados das fases do experimento, garantir total segurança e qualidade durante a elaboração da pesquisa, e fazer uma boa apresentação da conclusão do experimento.

Notícias