Especial

BALANÇO

Unidade Móvel Oncológica oferece mais de 45 mil atendimentos

Logística de locomoção do ônibus contemplou 37 locais

Publicado em: 23/12/2019 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Unidade Móvel Oncológica oferece mais de 45 mil atendimentos

A Unidade Móvel já visitou 37 locais incluindo empresas e bairros. (Foto: Assessoria)

A Unidade Móvel Oncológica de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, faz balanço anual de atividades realizadas, totalizando 46.981 atendimentos. Dentro das ações, a logística de locomoção do ônibus contemplou 37 locais, dentre empresas e bairros das zonas rural e urbana.

Contemplando o Dezembro Laranja, que é o de combate ao câncer de pele, foram realizadas 40 biopsias, 12 a mais em relação aos outros meses do ano. Os serviços itinerantes de saúde entraram de recesso para manutenção do ônibus, que retorna suas atividades em 2020.

A coordenadora da Unidade Móvel Oncológica, Vilenice Batista, fala sobre a importância da ida do ônibus nas comunidades, já que é uma forma de desburocratizar os serviços de saúde do homem e da mulher. “O ônibus encerrou suas atividades no meio do mês de dezembro, mas as pessoas não serão prejudicadas. Continuaremos acompanhando esses atendimentos no posto de saúde dos Três Poderes, no Setor de Oncologia”.

Sobre as biopsias realizadas no ônibus a enfermeira explica que, “a maioria dos casos que procuraram por atendimento na unidade móvel, não precisarão ir ao hospital fazer uma cirurgia maior, pois no atendimento médico a lesão já é retirada por inteiro, o que nos leva a tratar a doença de forma precoce. A biopsia é feita com margem cirúrgica maior fazendo com que o paciente não precise de uma cirurgia”, relata a enfermeira.

 

Quantitativo dos atendimentos

9.612 Consultas de pele e 743 biopsia;

10.987 -  Prevenção do colo do útero;

302 - Biopsia de colo uterino;

9.602 -  PSA  e 104 biopsia da próstata;

4.223 - Pacientes encaminhados para urologista, fazendo exames complementares como ultrassom da próstata;

11.204 - Agendamentos de mamografia onde o setor de oncologia entra em contato com os pacientes para realização dos exames;

204 - Biopsias de mama, incluindo punção de mama e biópsia guiada por estereotaxia, este exame consiste na obtenção de amostras de tecido mamário suspeito de anormalidade realizado em São Luís.

Geralmente o ônibus cumpre a agenda anual de 12 locais de prestação de serviços, mas este ano as ações contemplaram um cenário 3 vezes maior. “A Unidade Móvel já visitou 37 locais incluindo empresas e bairros. Anualmente o ônibus fica cada mês em um local, mas neste ano, dentro das ações da Prefeitura temos o A gente faz cidadania e campanhas como Outubro Rosa, Novembro Azul, Março Lilás, que aumentaram e muito a demanda da unidade. Conseguimos nos deslocar por toda a cidade pegando a zona rural e urbana e todos os bairros”.

 

 

 

 

 

 

Especial