Esporte

ESPORTE

Balanço JEM´s 2019: Imperatriz conquista 51 classificações na seletiva regional sul

Os alunos-atletas classificados seguem agora para etapa final dos Jogos Escolares Maranhenses em São Luís

Publicado em: 31/07/2019 por Ariel Rocha

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Balanço JEM´s 2019: Imperatriz conquista 51 classificações na seletiva regional sul

Das classificações gerais das escolas da cidade, 18 foram conquistadas por atletas-alunos da rede municipal e 16 delas foram vagas obtidas só no atletismo. (Foto: Edmara Silva e Patrícia Araújo)

As competições da Seletiva Regional Sul dos Jogos Escolares Maranhenses 2019, JEM's, foram finalizadas no último domingo, 28. Escolas de Imperatriz conquistaram 51 classificações em seis modalidades esportivas, nas categorias individuais e coletivas: Atletismo e Vôlei de Praia - Individuais; Vôlei, Handebol, Basquete e Futsal - Coletivas. Os mais de 2 mil alunos-atletas que participaram dessa etapa regional são de 12 municípios e pertencem as categorias infantil (12 a 14 anos) e infanto-juvenil (15 aos 17 anos).

O pontapé inicial dos nossos jovens atletas imperatrizenses foi dado em maio na 38º edição dos Jogos Escolares de Imperatriz, que teve duração de 18 dias e, contou com as disputas de 23 modalidades esportivas. Boa parte das modalidades dessa etapa de âmbito municipal é classificada direto para a etapa final dos JEM's. Outros esportes mais populares precisam de mais uma etapa classificatória, só que de âmbito regional. Outras seletivas também ocorreram em São Luís, Centro Novo, Anapurus, Codó, Colinas, Caxias e Panalva.

Pela terceira vez consecutiva essa etapa de seleção regional ocorreu em Imperatriz, entre os dias 20 e 28 de julho, e contou com a participação de atletas locais e de cidades da região sul e tocantina do Maranhão. Das classificações gerais das escolas da cidade, 18 foram conquistadas por atletas-alunos da rede municipal e 16 delas foram vagas obtidas só no atletismo. Conseguiram ganhar destaque os colégios Madalena de Canossa, Santos Dumont, Guilherme Dourado, Leôncio Pires Dourado, Afonso Pena e Castro Alves

Agora os classificados seguem para etapa final dos Jogos Escolares Maranhenses em São Luís, que ocorrerá de 10 a 28 de agosto. Mas as competições não acabam na capital, os vencedores maranhenses disputarão em setembro a etapa regional nordestina dos Jogos Escolares da Juventude 2019, em Natal (RN). Mas o alvo principal dos atletas do Maranhão é a última e principal etapa dos Jogos da Juventude: a fase nacional em novembro, que ocorrerá na cidade de Blumenau (SC).

De acordo com o Secretário da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Sedel, Eudes Feitosa, a classificação de escolas municipais na fase estadual do JEM's só mostra o empenho e o esforço dos atletas. “É indispensável que a gestão incentive o fomento dessas práticas esportivas, prestando apoio, suporte e logística, como também construindo e reformando as quadras e complexos esportivos, isso mostra o interesse da gestão atual no fortalecimento dessas práticas”, afirmou.

Esporte