Esporte

INCLUSÃO SOCIAL

Prefeitura de Imperatriz inaugura o terceiro núcleo do projeto Jiu-Jitsu nas Escolas

Projeto esportivo contempla crianças e adolescentes do bairro Conjunto Vitória

Publicado em: 08/11/2019 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Prefeitura de Imperatriz inaugura o terceiro núcleo do projeto Jiu-Jitsu nas Escolas

Crianças e adolescentes serão contempladas pelo projeto com inauguração do terceiro núcleo (Foto: Patrícia Araújo)

Os moradores do Conjunto Vitória têm todos os motivos para estarem felizes com a atual gestão da prefeitura de Imperatriz. No mês de julho foi entregue para a comunidade o Ginásio Poliesportivo Rafael Silva do Nascimento, totalmente revitalizado e modernizado, com a construção de banheiros e vestiários, além de outras intervenções. E neste sábado, 9, a prefeitura vai inaugurar o terceiro núcleo do projeto Jiu-Jitsu nas Escolas, que vai funcionar justamente neste Ginásio.

A cerimônia de inauguração que acontecerá nas dependências do Ginásio Poliesportivo Rafael Silva do Nascimento está marcada para iniciar às 9h, com a presença do prefeito Assis Ramos, secretária de Desenvolvimento Social, Janaína Ramos; demais secretários, vereadores e pessoas da comunidade do Conjunto Vitória e bairros vizinhos.

O espaço vai contemplar 60 crianças e adolescentes que tenham de 9 a 15 anos, e que sejam de escolas da rede municipal do Conjunto Vitória e de bairros adjacentes, como Vila Vitória e Itamar Guará. Por meio de professores de alta capacidade, esses 60 meninos e meninas iniciarão treinamentos do jiu-jitsu duas vezes por semana. As turmas são constituídas de até 25 alunos, respeitando a faixa etária. A fase multiesportiva é destinada para quem tem entre 11 a 12 anos, cujo objetivo é a ampliação do acervo motor, e a iniciação pré-desportiva, para a idade de 13 a 15 anos; o projeto pretende apresentar o maior número de modalidades esportivas possíveis aos alunos.

O projeto Jiu-Jitsu nas Escolas, que foi idealizado pelo prefeito Assis Ramos, é coordenado pela Secretaria Esporte Lazer e Juventude, Sedel, por meio da Superintendência da Juventude, e conta com a coordenação de Wilson Fernandes Júnior, que tem como objetivo principal a inclusão social por meio do esporte.

O projeto tem por normas ampliar o acesso de crianças, adolescentes e jovens estudantes às práticas esportivas formais de maneira sistematizada e continuada, como instrumento educacional para disseminação de valores do esporte, respeito às regras, respeito ao outro, trabalho em equipe, superação e comprometimento. O prefeito de Imperatriz,  Assis Ramos, entende que o esporte "é uma ferramenta importante e que auxilia no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, na melhoria da qualidade de vida da população e assim pode estimular o exercício da responsabilidade social das empresas e de parceiros". A ideia é de criar novos núcleos, ampliando também as modalidades esportivas, conforme informou o secretário da Sedel, Luiz Gonzaga Sousa.

Esporte