Esporte

ESPORTE

Projeto Jiu-Jitsu nas Escolas se prepara para o II Open Imperatrizense

Jovens atletas disputam em torneios internos e também em outras competições abertas em toda região

Publicado em: 29/07/2019 por Ariel Rocha

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Projeto Jiu-Jitsu nas Escolas se prepara para o II Open Imperatrizense

Participam do projeto cerca de 100 meninos e meninas, entre 12 e 15 anos, de pelo menos 12 escolas da rede municipal (Foto: Patrícia Araújo)

No dia 4 de agosto, alunos-atletas do projeto social Jiu-jitsu nas Escolas vão participar da segunda edição do Open Imperatrizense de Jiu-Jitsu. O evento é um campeonato aberto, promovido por uma academia de artes marciais de Imperatriz, com apoio e patrocínio da Prefeitura. Os confrontos da competição vão ocorrer no Complexo Esportivo Barjonas Lobão, durante todo o dia.

Com quase dois anos de existência, não é a primeira competição que os integrantes do projeto participam. Além dessa competição, os jovens atletas disputam em torneios internos e também em outras competições abertas, não apenas em Imperatriz, mas em toda a região.

Participam do projeto cerca de 100 meninos e meninas entre 12 e 15 anos, de pelo menos 12 escolas da rede municipal. Mantido pela Prefeitura de Imperatriz em parceria com a empresa Citelum, sob a coordenação da Secretaria Esportes Lazer e Juventude, Sedel, a iniciativa tem como principais objetivos a transformação social, a melhora na qualidade de vida e o desenvolvimento do lado emocional e esportivo dos jovens.

Em 2018, alguns dos alunos foram campeões nos Jogos Escolares Maranhenses e conquistaram duas medalhas de ouro. Este ano, o número de atletas que irão competir na etapa estadual dos jogos em São Luís em agosto já é maior que da edição passada. Para participar do projeto, é avaliado o rendimento escolar desses alunos-atletas, entram em prova fatores como freqüência, notas e desempenho são essenciais para a continuidade.

Um dos professores que trabalham no projeto, Edilson dos Santos Pires, conta que em cada polo estão cadastrados 50 alunos, porém, participam bem mais do que isso: às vezes o número sobe para 70 alunos que treinam em cada núcleo. “Cobramos muito dos alunos, é perceptível a melhora que o projeto trouxe para a vida desses jovens. Então, é um projeto inovador na cidade e a busca foi bem maior do que imaginávamos no início”, comenta o professor.

O Jiu-jitsu nas Escolas foi idealizado pelo prefeito Assis Ramos, que é praticante desta arte marcial. Com início em setembro de 2017, o projeto conta atualmente com dois núcleos de atuação: Complexo Esportivo Barjonas Lobão no Centro e Recanto Universitário na Vila Fiquene. Tendo em vista uma futura ampliação, está previsto para os próximos anos a inauguração de um terceiro polo, que funcionará no Conjunto Vitória.

Esporte