Esporte

CONSERVAÇÃO

Sedel delimita quantidade de jogos para preservar gramado do estádio

Devido ao período de estiagem podem ser realizados apenas dois jogos por semana.

Publicado em: 10/10/2017 por Elton Sales

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Sedel delimita quantidade de jogos para preservar gramado do estádio

O objetivo de manter o campo sempre em boas condições de jogo (Foto: Dávila Henrique)

Mesmo no período de estiagem, o gramado do Estádio Municipal Frei Epifânio, tem se mantido verde e com excelente estado de conservação. Isso tudo se deve à determinação da Secretária Greycivane Lindoso, que disciplinou o uso do majestoso da Praça Mané Garrincha, patrimônio dos desportistas de Imperatriz.

Entre os itens da recomendação, a realização de apenas dois jogos no máximo por semana, sendo um às quintas-feiras à noite, outro aos sábados ou domingos, dependendo de definição da Liga Imperatrizense de Futebol; peneiras, treinos, entre outros eventos, não podem mais ser realizados sem a devida autorização da Sedel.

“O Município realiza a manutenção do estádio com recursos próprios. Devido à escassez no abastecimento de água, o gramado está sendo aguado apenas duas vezes ao dia, quando o ideal seria em quatro etapas. Estamos limitando a utilização para garantir que o gramado esteja preservado para os campeonatos oficiais. Nosso objetivo é que a população desfrute do espaço com as melhores condições possíveis”, ressalta Greycivane.

Segundo Cristiano Domingues, coordenador do estádio, a preservação do Frei Epifânio, não só no que se refere ao gramado, mas também nas demais dependências é importante, para que o torcedor se sinta bem, quando de uma partida de futebol, principalmente nos jogos do Imperatriz, fato que acontecerá a partir do dia 17 de janeiro, quando será iniciado o Campeonato Maranhense de 2018.

“A preservação do Frei Epifânio, que é um patrimônio público é um dever de todos nós desportistas e eu que sou remanescente do time do Imperatriz, campeão de 2005, sei muito bem como é bom jogar em um gramado bem tratado”, disse Cristiano, campeão maranhense em 2005 pelo Imperatriz, ocasião que o time mais querido da região Tocantina, a terceira força do futebol maranhense, sagrou-se campeão estadual pela primeira vez. O Imperatriz chegou ao bi-campeonato Maranhense, em 2015.

Responsabilidade - Nos dias de jogos pelo Campeonato Imperatrizense, os dirigentes da Liga Imperatrizense de Futebol e dos clubes peliantes, são responsáveis por quaisquer danos que possam acontecer durante o evento. E para usar a parte das cadeiras cobertas, é necessário que a LIF e dirigentes de clubes contratem seguranças. Isso para que não ocorra ação de vândalos, com a depredação do patrimônio público.

Cristiano Domingues, informou ainda que nos próximos dias, serão feitos reparos nos refletores do estádio, principalmente no que se refere as torres localizadas na rua Fortunato Bandeira. Todos os refletores com problemas serão trocados. Para os jogos do Campeonato Maranhense, como também, pelo Campeonato Brasileiro Série D, todos os refletores, funcionarão a todo vapor. O Imperatriz vai disputar as duas competições em 2018.

A Sedel já vai iniciar o trabalho de preparação de laudos técnicos de segurança, para que o Frei Epifânio possa continuar liberado para jogos oficiais do Imperatriz e de outras equipes que assim desejarem usar o majestoso da Mané Garrincha a partir de 2018.

História - O Estádio Municipal Frei Epifânio, foi construído na década de 60, passou por reformas, até chegar à estrutura atual, que o colocou entre as melhores arenas do país. A atual reforma foi inaugurada em 2014, com capacidade de 12 mil torcedores, devidamente sentados e pode chegar a 15 mil. O maior público do Frei Epifânio, foi registrado em 2013, durante decisão do primeiro turno do Campeonato Maranhense, entre Imperatriz e Bacabal, com 16 mil torcedores. Outros grandes públicos do Frei Epifânio, foram registrados na decisão do estadual de 2015, entre Imperatriz e Sampaio Corrêa, com 13 mil torcedores, bem como na decisão do primeiro turno do Campeonato Maranhense de 2017, entre Imperatriz e Cordino, como 14 mil torcedores, em que o Cavalo de Aço, perdeu o jogo e o titulo.

Esporte