Esporte

ENCONTRO

Secretários municipais discutem calendário esportivo de 2018

Reunião apresentou propostas e fez balanço da última edição do JEMs

Publicado em: 15/12/2017 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Secretários municipais discutem calendário esportivo de 2018

Reunião aprovou novo calendário dos JEMs 2018 e fez balanço da última edição (Foto: Assessoria)

No auditório da Escola de Governo do Maranhão, na capital São Luís, foi realizada reunião com gestores e secretários dos 147 municípios que participaram dos Jogos Escolares Maranhenses – JEMs 2017. Imperatriz foi representada pela secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Greycivane Lindoso. Novo calendário de competições, não somente a nível de município, como também estadual e nacional, foi discutido e aprovado com várias mudanças nas normas que regem os JEMs a partir de 2018, além de discussões sobre o balanço da última edição. 

Segundo ela, foi decidido que não haverá mais a primeira e segunda divisão no futsal, sendo apenas uma para os jogadores. Foi definido, também, que os municípios terão até o mês de maio de 2018, para a realização dos Jogos Escolares Municipais e as seletivas regionais dos JEMs 2018, serão realizadas em julho e mais uma vez, Imperatriz, se candidatou para ser uma das sedes. Antes as seletivas para os JEM’s eram realizadas em seis pólos e, agora, serão oito.

“Imperatriz é a segunda maior cidade do Maranhão, e só perde para a capital, em termos de número de escolas e alunos/atletas. Então, temos um peso muito grande, nas decisões que foram tomadas, tanto no que diz respeito a logística, como também na implementação das atividades das competições" - destacou Greycivane Lindoso.

O secretário Estadual de Esportes, Hewerton Pereira, reforçou que o momento é de união para que os JEMs 2018 possam ter resultados ainda melhores. “A Sedel conta com a ajuda de vocês, para que no próximo ano possamos realizar a maior competição estudantil maranhense e que os JEMs possa crescer muito mais”.

No balanço apresentado, ao todo 75 mil alunos estiveram envolvidos diretamente com a realização dos jogos em 2017, com o recorde Smunicípios participantes , em um universo de 1.230 escolas. No que se refere ao Jogos Paralímpicos Escolares Maranhenses, ParaJEMs, seis municípios participaram da competição, com seis escolas. A delegação maranhense participou das Paralimpíadas Escolares, em São Paulo, e teve quebra de recorde de medalhas, com 8 de ouro ,13 de prata e 12 de bronze.

Esporte