Esporte

COMPETIÇÃO

Setenta equipes estão confirmadas na Copa Imperatriz de Futebol de Bairros

Ação é realizada em prol do desenvolvimento social através do esporte

Publicado em: 07/10/2019 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Setenta equipes estão confirmadas na Copa Imperatriz de Futebol de Bairros

Detalhes foram definidos em congresso técnico da competição. (Foto: Dema de Oliveira)

A Prefeitura de Imperatriz, com a coordenação da Secretaria Esporte Lazer e Juventude, Sedel, definiu o número de equipes participantes da Copa Imperatriz de Futebol de Bairros, considerada a maior competição do futebol amador da região tocantina.

70 equipes foram confirmadas, sendo 14 dos povoados da zona rural e 56 do centro e bairros de Imperatriz. De acordo com a organização, o evento está marcado para começar no dia 26 de outubro em cerimônia oficial que será realizada no Estádio Municipal Frei Epifânio. Na ocasião, serão entregues aos representantes das 70 equipes que vão disputar a competição, um kit de uniformes e uma bola, totalmentre gratuitos. Em seguida, jogo de abertura entre duas equipes de bairros de Imperatriz, que ainda serão definidas.

As 70 equipes, foram divididas em 16 grupos, sendo que os grupos 1, 2, 6, 8, 9, 15, foram constituídos com 5 equipes cada e os demais, com quatro. A organização do torneio teve o cuidado de diminuir o máximo possível a distância dos locais onde os jogos serão realizados, colocando os confrontos entre os bairros que se situam na mesma região da cidade. Os jogos serão realizados nos campos comunitários de cada bairro.

O Secretário Luiz Gonzaga Pereira Sousa, ressalta que a Copa Imperatriz de Futebol de Bairros, é um grande estímulo para a prática esportiva, além de ser um evento capaz de aproximar e envolver todas as pessoas das comunidades, com as diversas rodadas que a copa proporcionará principalmente para os atletas e os árbitros. “Ação é realizada em prol do desenvolvimento social através do esporte, pela Prefeitura de Imperatriz, por determinação do prefeito e Assis Ramos e coordenada pela Sedel. Além disso, vai oferecer grandes momentos de lazer, descontração, interação social e aquecimento econômico dos bairros que estão envolvidos no torneio”, destacou. 

Gonzaga, explicou ainda que haverá total segurança, com apoio da Polícia Militar. “Pedimos aos representantes de clubes, para conversar com suas equipes para evitar atritos, porque os jogos serão realizados em campos abertos. Esperamos que não haja tumultos, brigas, agressões, porque essa copa tem o objetivo principal de integração e o lazer sadio", avaliou.

Regulamento e fórmula de disputa

De acordo com as normas estipuladas, a Copa Imperatriz de Futebol de Bairros, será disputada entre outubro de 2019 e janeiro de 2020, podendo ser alterado até fevereiro, tendo em vista o início do período de inverno que pode afetar a realização de alguns jogos e por isso a possibilidade de adiamento.

Serão seis etapas, na primeira as equipes jogarão entre si em jogos somente de ida e classificarão as duas melhores pelo índice técnico para a segunda fase. Nesta fase, as 32 equipes que se classificarem serão distribuidas em confrontos de acordo com o cruzamento olímpico, ou seja 1ª x 32ª, 2ª x 31ª e assim sucessivamente e serão realizados 16 partidas, em jogos somente de ida. Na terceira fase, 16 equipes, 8 jogos, confrontos apenas de ida. Quarta fase 8 equipes, com jogos de ida e volta. Quinta fase, semifinal, jogos de ida e volta. A sexta fase é a final, que será disputada apenas em uma partida. A tabela da competição, será divulgada uma semana antes do inicio da Copa.

Confira os grupos:

Grupo 1: Açaizal, Centro Novo, Lagoa Verde, Vila São João, Vila Chico do Rádio

Grupo 2: 1700, Vila Conceição I, Vila Conceição II, Olho D ‘Água, Esperantina

Grupo 3: Petrolina, São Felix, Coquelândia, Imbiral

Grupo 4: Novo Horizonte, Vila Maderminas, Sol Nascente, Parque Independência

Grupo 5: Área Verde, Santa Inês, Maranhão Novo, Vila Esmeralda

Grupo 6: Planalto I, Vila Carajás, Boca da Mata, Vila Mariana, Planalto II

Grupo 7: Parque São José, Ouro Verde, Nova Imperatriz, Jardim Viana

Grupo 8: Porto da Balsa, Itamar Guará, Parque do Buriti, Beira Rio, Conjunto Vitória

Grupo 9: Bacuri, Parque Anhanguera, Centro, Mercadinho, Rodoviária

Grupo 10: Recanto Universitário, Parque Imperial, Camaçari, Vila Eperança

Grupo 11: Vila Brasil, Teotônio Vilela, Morada do Sol, Jardim São Luis

Grupo 12: Parque Alvorada I, Parque Alvorada II, Vila Fiquene, Vila Zenira

Grupo 13: Parque dos Bosques, Vila Nova, Vilinha, Vila Palmares

Grupo 14: Jardim Tropical, Parque das Estrelas, Parque das Palmeiras I, Vila Machado

Grupo 15: Parque Amazonas, Vila Redenção II, Parque das Palmeiras II, Vila Lobão, Vila Redenção I

Grupo 16: Mutirão, Vila Cafeteira, Brasil Novo, Vila João Castelo

 

Esporte