Infraestrutura

Conservação

Prefeitura prepara cemitérios para Dia de Finados

Moradores comemoram construção de muro em cemitério da Vila Fiquene

Publicado em: 05/10/2017 por Elton Sales

Secretaria de Infraestrutura

Prefeitura prepara cemitérios para Dia de Finados

As equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) realizam reparos e reformas nos cemitérios de Imperatriz (Foto: Assessoria)

Morador há treze anos no bairro da Vila Fiquene, seu Manoel Luís Sobrinho comemora a construção de um muro no Cemitério Jardim Betânia. A obra, que era esperada pelos moradores há mais de uma década, faz parte de uma grande operação que vem sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) para dar novo visual aos cemitérios de Imperatriz, no Dia de Finados.

“Moro aqui há treze anos e nesse tempo todo mundo estava esperando que um dia ia acontecer, mas nunca aconteceu nas outras gestões, mas agora, com nove meses, nós já estamos vendo o resultado”, destacou o morador. Além do visual mais bonito, o muro vai garantir segurança aos vizinhos do Jardim Betânia, constantemente incomodados com a presença de vândalos no interior do cemitério. Serão incluídos, ainda, nesse cemitério, os serviços rotineiros de limpeza e pintura.

“É bom demais, porque vai dar mais segurança para a população. Antes, eles (vândalos), quebravam tudo e agora, com esse muro aqui, vai ter mais segurança”, raciocinou o morador, que fez questão de agradecer: “Muito obrigado, prefeito, porque você olhou para nós e está tratando com respeito pela memória dos imperatrizenses que já descansam aí”.

Manoel Luís Sobrinho comemora a construção de um muro no Cemitério Jardim Betânia
Manoel Luís Sobrinho comemora a construção de um muro no Cemitério Jardim Betânia

A operação da Sinfra chegou também aos cemitérios Campo da Saudade, no Santa Inês; São João Batista, na Nova Imperatriz; Jardim das Rosas, no Parque Alvorada I; Jardim dos Anjos, na Vila Cafeteira; Bom Jesus e Lagoa Verde. Também serão incluídos na ação os cemitérios dos Povoados Coquelândia e Petrolina, que vão receber iluminação.

O administrador dos cemitérios, Valdeci Marques Foigoió, disse que os serviços estão sendo executados dentro do planejamento, o que vai garantir que ficará tudo pronto antes do Dia de Finados. Ao todo, são seis frentes de trabalho, com média de cinco a seis equipes de dez pessoas, cada uma. “Neste ano está diferenciado, porque vamos ter essa ampliação, reforma de muros, calçadas, muro demolido para fazer de novo e muro onde não tinha, que somente agora está sendo feito”, anunciou Fogoió. O funcionário destacou que vão receber muro o Jardim das Rosas, Jardim Betânia e Parque dos Anjos. “Esse trabalho é em respeitos aos nossos entes queridos, que já habitaram e contribuíram para com a cidade e hoje merecem nossa homenagem e nosso respeito”, avaliou a dona-de-casa, Lenice de Sousa, durante visita ao túmulo de um parente, no Cemitério Campo da Saudade.

 

Iluminação

A empresa Citilum confirmou que vai colocar iluminação nos cemitérios dos Povoado Coquelândia e Petrolina, na zona rural e no Jardim das Rosas, no Parque Alvorada I. Cada um dos locais vai receber iluminação conforme a necessidade.

Cemitério Povoado Petrolina:
Instalação de 08 projetores a vapor metálico 400W;
Instalação de 05 postes Duplo T de 10m;
Instalação de 140m rede em cabo multiplexado 2x16mm.

Cemitério Povoado Coquelândia:
Instalação de 14 projetores a vapor metálico 400W;
Instalação de 07 postes Duplo T de 10m;
Instalação de 240m rede em cabo multiplexado 2x16mm.

Cemitério Jardim das Rosas - Imperatriz:
Instalação de 42 luminárias a vapor de sódio 100W;
Instalação de 16 postes Duplo T de 9m;
Instalação de 700m rede em cabo multiplexado 2x16mm.

Obras em execução

Cemitério Campo da Saudade: parte de muro sendo demolida para ser reerguida; construção de calçada na frente, pintura e reforma geral. O cemitério é tradicional da cidade, de aproximadamente 40 anos, com mais de 30 mil pessoas sepultadas.

Cemitério São João Batista: equipes trabalham na demolição de parte do muro da frente que estava com rachaduras, para reconstrução, ampliação e colocação de um portão, além da recuperação de calçada, e serviço limpeza. O local existe há mais de cem anos e pessoas de famílias tradicionais são enterradas lá.

Cemitério Jardim das Rosas: está recebendo 290 metros de muro linear, frente e um “L”, que estava destruído. O muro vai ter 2,30 metros de altura e o local vai receber pintura, limpeza, meio-fio e iluminação.

Cemitério Jardim dos Anjos: está sendo erguido um muro na frente e, ainda, serão construídos meio-fio, pintura e limpeza geral. Também serão colocados dois portões.

Cemitério do Bom Jesus: Um muro está sendo construído e serão feitos mil metros de meio-fio, reforma do prédio, limpeza e pintura.

Cemitério Jardim Betânia: A cerca de arame liso está sendo substituída por um muro. Estão sendo feito o serviços de calçamento, pintura e colocação de dois portões.

Cemitério de Lagoa Verde: Sempre cuidado por um funcionário, este cemitério está limpo e vai receber benfeitorias para o Dia de Finados.

Infraestrutura