Investimento

PREVENÇÃO

Entrega de kits de merenda tem autorização do Conselho de Alimentação Escolar

Ação visa garantir atendimento nutricional aos 45 mil alunos da rede municipal durante suspensão das aulas

Publicado em: 01/04/2020 por Kayla Pachêco

Secretaria de Educação

Entrega de kits de merenda tem autorização do Conselho de Alimentação Escolar

Ação é fruto de deliberação coletiva entre a gestão municipal e Conselho de Alimentação Escolar, CAE. (Foto: IMADRONEBR)

Como forma de auxiliar os estudantes, que neste período de isolamento estão fora da sala de aula, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Educação, Semed, está realizando entrega de kits alimentação nas escolas da rede municipal. Medida de segurança alimentar e nutricional beneficiará mais de 45 mil crianças e adolescentes com pacotes adaptados da merenda que seria destinada às escolas.

Ação é fruto de deliberação coletiva entre a gestão municipal, Conselho de Alimentação Escolar, CAE, e Conselho Tutelar área 1 e 2, firmada em ata durante reunião extraordinária realizada na segunda-feira, 30 de março. De acordo com o documento assinado por todos os representantes do órgão colegiado, a adaptação dos itens em kits está prevista na Portaria nº 28/2020, que define diretrizes e ações referentes à distribuição da merenda escolar no período de suspensão das aulas como prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19).

Conforme o secretário municipal de Educação, José Antônio Pereira, a decisão atende também à recomendação do Ministério Público, com investimento de recurso federal com contrapartida do Município. “A verba destinada à merenda escolar é regulada pelo FNDE, que prevê aquisição de gêneros alimentícios através do Programa Nacional de Alimentação Escolar, PNAE. A média desse recurso é de dez reais por aluno ao mês. Mas com autorização do CAE, os kits terão valor de dezessete (17) reais, sendo dez do recurso federal e mais sete que a gestão vai complementar”, detalhou.

De acordo com Armando Sousa Barbosa, presidente do CAE, a atitude é louvável, pois “é de grande importância aos alunos levando-se em consideração o direito deles, porque para muito alunos, a única refeição garantida é a merenda da escola”.

A logística da distribuição estabelece que a entrega seja realizada de forma parcelada, evitando aglomerações nas unidades de ensino. Gestores das 147 instituições vinculadas à rede municipal já receberam as orientações sobre o atendimento à comunidade com agendamento prévio. Trabalho terá fiscalização do CAE e de comissão da Semed.

"Sabemos da importância desse auxílio para os estudantes, que neste momento estão em casa. Nossa orientação, assim como estamos fazendo com os kits, é que todas as famílias e profissionais da educação sigam os cuidados e recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde", ressaltou o secretário.

Investimento