Investimento

PREVENÇÃO

Prefeitura vai doar 100 mil máscaras ao público da rede municipal de ensino

Escolas serão desinfectadas e receberão medidores de temperatura a laser.

Publicado em: 26/05/2020 por Kayla Pachêco

Secretaria de Educação

Prefeitura vai doar 100 mil máscaras ao público da rede municipal de ensino

Escolas serão desinfectadas e receberão medidores de temperatura a laser. (Foto: IMADRONEBR)

Em atendimento às recomendações das autoridades de saúde, a Prefeitura mantém suspensas as atividades presenciais em todas as escolas da rede municipal. Enquanto alunos e professores desfrutam do período de férias coletivas antecipadas, a Secretaria Municipal de Educação, Semed, está providenciando a contratação de empresa para confecção de máscaras em tecido a serem entregues no retorno das aulas.

A proposta é que cada um dos quase quatro mil servidores e 46 mil alunos receba duas unidades do equipamento de proteção de uso obrigatório. "Com esta ação, assim que for seguro retomar a rotina de aulas presenciais, garantiremos condições de convívio social no ambiente escolar com prevenção para todas as pessoas de maneira igualitária. Serão duas máscaras por pessoa porque o período de utilização recomendado é de duas horas, como os alunos passam quatro horas na escola, poderão trocar seu utensílio de uso individual”, observa o prefeito Assis Ramos.

Para a aquisição, o secretário municipal de Educação, José Antonio Pereira, ressalta que foram tomadas como referência as máscaras utilizadas em grandes empresas como a Companhia Vale. “Exigimos dos fornecedores que estão participando desse contrato, material 100% algodão e tamanhos divididos pela faixa etária dos estudantes, bem como modelo para adultos”.

Após encerrado o período de férias, o gestor informou que a Secretaria de Educação disponibilizará plataforma virtual para auxiliar a rotina de aprendizagem com atividades extracurriculares à distância. "A determinação do prefeito é de que retornemos com as aulas presenciais somente quando for seguro. Há uma previsão para o retorno a partir da segunda quinzena de junho, mas a decisão só será tomada conforme o panorama da saúde".

Aliado ao uso de máscaras, o secretário informou que cada estudante receberá uma squeezer para evitar contato com superfícies de uso coletivo ao tomar água. "Na rotina comum, as escolas dispõem de bebedouros e copos. Nosso objetivo agora é garantir a prevenção".

De acordo com o plano de contingenciamento da Prefeitura, todas as unidades da rede municipal também serão desinfectadas antes do retorno das aulas presenciais, e equipadas com dispensers de álcool em gel nos espaços para higienização frequente das mãos. "O prefeito Assis autorizou que também disponibilizemos termômetros a laser em todas as unidades para verificar a temperatura das crianças na entrada".

De acordo com a equipe da Semed, o calendário letivo será reformulado e o sistema do diário on-line está sendo adaptado para atividades não presenciais a partir de junho, garantindo o cumprimento da carga horária exigida por lei.

Investimento