Notícias

MELHORIAS

Limpeza Urbana redobra fiscalização de descarte irregular de resíduos

A SLP cumpre cronograma em diversos locais da cidade, atuando com várias ações

Publicado em: 18/01/2022 por Ariel Rocha

Limpeza Urbana redobra fiscalização de descarte irregular de resíduos

O secretário de Limpeza Pública, Alan Johnes, reforça para a população que jogar lixo em e entulho em áreas não autorizadas é crime. (Foto: Léo Costa)

As ações de fiscalização de crimes ambientais também fazem parte do cronograma de trabalho da Superintendência de Limpeza Pública (SLP). Nesta segunda-feira (17) equipes do órgão participaram de uma operação para apurar denúncias sobre o descarte irregular de entulho em terreno de preservação ambiental. Na ocasião, a SLP fez a retirada do entulho colocado na área.

O secretário de Limpeza Pública, Alan Johnes, reforça para a população que jogar lixo em e entulho em áreas não autorizadas é crime. “Essa situação foi constatada em uma Área de Proteção Permanente, que é protegida por lei. Cobramos mais conscientização da população, pois a coleta de lixo doméstico é feita regulamente e em relação aos outros materiais, no caso de entulho, os órgãos competentes direcionam os espaços adequados para esse descarte”, disse.

Além da SLP, participaram da operação as secretarias municipais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), Planejamento Urbano (Seplu) e Guarda Municipal (GMI), com apoio da Polícia Militar (PM).

Dando continuidade ao trabalho, no cronograma de serviço da Limpeza Pública desta terça-feira (18), a coleta domiciliar de resíduos ocorre nos bairros no sentido da Avenida Pedro Neiva de Santana. O Arrastão da Limpeza atua na BR-010, Parque das Mansões, Ouro Verde e Riacho Capivara. A coleta de entulho ocorre na Vila Redenção, Vila Nova, BR-010 e Parque do Buriti.

Agentes da SLP trabalham nas praças de Fátima, Brasil, Mary de Pinho, Curió, Viola, Três Poderes e no Complexo Barjonas Lobão. Na poda, equipes estão Vila Lobão, Nova Imperatriz, Jardim Planalto e Vila Nova. O Cata-Treco cumpre cronograma Parque Anhanguera, Vila Nova, Eco Park, Vila Cafeteira, Parque do Buriti, Vila Madermina, Vila Ipiranga, São José, Santa Inês, Bom Jesus, Santa Rita, Parque Santa Lúcia, Vila Fiquene, Recanto Universitária e Ouro Verde.

SERVIÇO

Para solicitar qualquer um dos trabalhos da SLP, a secretaria disponibiliza o número de telefone (99) 98541-9941, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O Cata-Treco possui prazo de três dias úteis, contando a partir da data do agendamento, até o recolhimento dos trecos. Já o recolhimento de entulhos e gralharias possuem prazo de até sete dias úteis, pois são atividades realizadas por outras equipes.

Notícias