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Cata-Treco atende mais de 30 solicitações diariamente

População solicita o serviço e o prazo é de até 3 dias para recolhimento

Publicado em: 26/03/2019 por Luana Barros

Cata-Treco atende mais de 30 solicitações diariamente

Além do Cata-Treco, o Município incentiva a coleta seletiva disponibilizando cinco ecopontos (Foto: IMADRONEBR)

Desde 2017, a Prefeitura de Imperatriz implantou o serviço Cata-Treco, com o objetivo de estimular a população preservar o meio ambiente. Além desse, a Secretaria de Limpeza Pública, SLP, mantém equipes que realizam coleta seletiva, varrição manual e mecânica, recolhimento de entulhos, podas e limpeza de riachos; todos realizados diariamente em diversos pontos da cidade.

Nesta terça-feira, 26, nas primeiras horas da manhã, mesmo com o período chuvoso, a equipe do serviço de Cata Treco esteve no bairro Bom Jesus e, em seguida, foi ao bairro Nova Imperatriz, atender a solicitação de Solange de Sousa, moradora da Rua Coriolano Milhomem. “Fiquei sabendo da existência do serviço pela página da Prefeitura no Instagram e, ontem a tarde liguei para a central e me atenderam em menos de 24 horas. Se fosse para eu contratar um carroceiro além de ter o custo, ele poderia jogar os materiais em um terreno baldio e poluir o meio ambiente”, afirmou.

Satisfeita com o trabalho da equipe, Solange afirmou ainda que "é necessário manter esse serviço para que a cidade permaneça limpa”. A equipe é composta pelo motorista e mais dois trabalhadores que por dia atendem cerca de 30 a 40 solicitações. Após o recolhimento, é feita a separação do que é reciclável, encaminhado para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari) e o restante vai para o lixão.

“Eu trabalhava no caminhão da coleta de lixo e na caçamba há quatro anos. Depois que comecei a trabalho no Cata-Treco, percebi a importância de ter um trabalho direcionado, na cidade vejo que melhorou bastante, pois aqueles materiais que víamos dentro dos riachos, calçadas, causando transtornos, hoje em dia não existe mais. Por meio do número de telefone, a população solicita e agora tudo que é descartado pelos moradores tem destino correto”; explicou Francisco Matos, 32 anos, motorista.

População pode acionar o Cata-Treco de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, pelo telefone (99) 99162-6101. Além de móveis e materiais que querem descartar, também podem solicitar recolhimento de entulhos e gralharias que são feitos por outras equipes. O prazo de atendimento é de três dias úteis para recolhimento de trecos, já as outras solicitações o prazo é de até sete dias úteis. 

"Nossa preocupação é proporcionar à população qualidade de vida através da manutenção de uma cidade mais limpa e organizada. A limpeza das ruas é uma atividade diária, é nossa obrigação mas, os serviços de Cata Treco e Coleta Seletiva, por exemplo, são inovações implantadas pela administração do governo Assis Ramos, assim como a limpeza das margens da BR 010"; informou o secretário de Limpeza Pública, Alan Johnes. 

Além desse serviço, o Município disponibiliza os primeiros cinco ecopontos no Centro, Santa Rita, São José, Bacuri e Entroncamento com o objetivo de oferecer um espaço apropriado para coleta de objetos e materiais que não devem ser descartados no lixo comum.

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