Meio Ambiente

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Imperatriz participa de oficina para consolidação de diretrizes nacionais para gestão de áreas verdes urbanas

Encontro foi promovido pelo Ministério do Meio Ambiente em Brasília

Publicado em: 13/09/2019 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Imperatriz participa de oficina para consolidação de diretrizes nacionais para gestão de áreas verdes urbanas

Imperatriz está entre as 22 cidades que auxiliaram o MMA na elaboração de um documento com propostas de diretrizes nacionais (Foto: IMADRONEBR)

A convite do Ministério do Meio Ambiente, MMA, a Prefeitura de Imperatriz participou nos dias 11 e 12 de setembro da oficina para consolidação de diretrizes nacionais para gestão de áreas verdes urbanas, representada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh. Encontro foi realizado na Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, em Brasília.

“O convite nos foi feito oficialmente em agosto pelo Ministério do Meio Ambiente. Para nós é motivo de grande alegria e satisfação. Isso demonstra que as questões ambientais na gestão do prefeito Assis Ramos estão no caminho certo”, destacou Rosa Arruda, secretária de Meio Ambiente.  

Dos 5.570 municípios brasileiros, Imperatriz está entre as 22 cidades que auxiliaram o Ministério do Meio Ambiente na elaboração de um documento base com propostas de diretrizes nacionais, que será posteriormente disponibilizado para consulta pública e receber mais contribuições. O Programa Nacional para Gestão de Áreas Verdes Urbanas está previsto para o próximo bimestre e contempla 5 projetos, que incluem o uso de uma série de ferramentas digitais e metodológicas, além da sistematização de conteúdos e construção de normativas que auxiliem a gestão das áreas verdes urbanas no Brasil.

Durante o evento, Imperatriz foi representada pela engenheira florestal, Bárbara Brenda Soares, coordenadora do Departamento de Educação Ambiental e Áreas Protegidas e Paisagens da Semmarh. “As diretrizes definidas durante o encontro irão orientar os municípios na gestão de suas áreas verdes urbanas. Também foram discutidas questões relacionadas ao zoneamento ambiental urbano e o cadastro ambiental urbano. Este acontecimento foi uma ótima oportunidade para trocar experiências e ampliar nossos conhecimentos”, enfatizou.

A agenda de gestão de áreas verdes urbanas é um dos temas prioritários no MMA e, nesse contexto, alguns encontros de técnicos, gestores e especialistas de diversas partes do país estão sendo planejados para a consolidação de diretrizes orientadoras da gestão. A intenção é alcançar uma padronização na nomenclatura dos diferentes tipos de áreas verdes urbanas no Brasil, conforme suas características socioambientais.

Além da participação na oficina de consolidação de diretrizes nacionais para gestão de áreas verdes urbanas, as ações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente têm se destacado em outras atividades do Ministério do Meio Ambiente. Em março de 2018, por exemplo, Imperatriz foi a primeira cidade a receber o Curso de Zoneamento Ambiental Municipal, ZAM, levando o município a ser incluído em uma publicação oficial da pasta nacional do meio ambiente que apresenta o programa. A solenidade de lançamento ocorreu em dezembro de 2018 no auditório do Ministério das Cidades, MCID, com representantes do Governo Federal e da secretária municipal do Meio Ambiente, Rosa Arruda.

Em nível de estado, a unidade administrativa também tem ganhado destaque. Em julho deste ano, conquistou o 1º lugar em Gestão Ambiental do Maranhão, promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Sema. A premiação contempla municípios que se enquadram no Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Por fim, a cidade hoje é uma referência para a região, onde já recebeu para troca de experiências representantes de Açailândia, Grajaú e Porto Franco.

Meio Ambiente