Meio Ambiente

CORRIDA

Treinão Recicla Imperatriz reúne cerca 800 participantes

O evento contou com atletas de Imperatriz e municípios da região

Publicado em: 14/11/2019 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Treinão Recicla Imperatriz reúne cerca 800 participantes

Organizadores, apoiadores e atletas durante concentração na Beira Rio (Foto: Léo Costa)

Cerca de 800 pessoas participaram na noite de quarta-feira, 13, do 1º Treinão Recicla Imperatriz. O evento foi promovido pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, com apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, e parceria com empresas, agentes públicos, grupos de caminhada, corrida e pedal.

A ação ecológica teve inicio, às 19h20, com concentração na Avenida Beira, em seguida os atletas saíram em caminhada, corrida e pedaladas, por algumas das principais ruas e avenidas do Centro da cidade, com percursos de 3 e 5 quilômetros, respectivamente. Além dos atletas e apoiadores participaram também do evento, o procurador Geral do Municipal, Rodrigo do Carmo, a secretária da Mulher, Edena Ventura, e representantes da VLI Multimodal S.A.

“Graças ao trabalho em conjunto entre o governo municipal e parceiros, a primeira edição do Treinão Recicla Imperatriz foi um sucesso. Sucesso esse do qual dedicamos também ao empenho da equipe da Semmarh e demais envolvidos na programação”, destacou a secretária do Meio Ambiente, Rosa Arruda.

Durante a competição foram disponibilizadas aos participantes frutas, água, mudas de árvores nativas e frutíferas. A Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão, Unisulma, colocou à disposição dos atletas um aulão de preparação para a corrida e massagens relaxantes. De acordo com o professor Carlos Airton Morais Sanches, coordenador do curso de Educação Física da Unisulma, “a faculdade sempre esteve presente nos eventos que caracterizam a melhora da sociedade e, que, essa parceria com a Secretaria do Meio Ambiente promove ao cidadão imperatrizense e, logicamente, ao acadêmico, um novo olhar sobre a prestação do serviço social com novas expectativas que é a sustentabilidade”, disse Carlos Sanches.

Atleta do município de Senador Lá Rocque, distante 30 quilômetros de Imperatriz, Raimundo Ferreira Silva, 52, foi um dos participantes da primeira edição do Treinão Recicla Imperatriz, chegando em primeiro lugar. “Para mim foi um grande prazer participar dessa corrida que uniu a prática esportiva e o trabalho de conscientização ambiental. Para se praticar esportes têm que ter um ambiente saudável. A Prefeitura de Imperatriz está de parabéns”, enfatizou Raimundo Ferreira.

Os atletas que levaram resíduos recicláveis receberam senha e participaram do sorteio de cerca de 130 brindes da Semmarh e doados por parceiros. O material coletado foi colocado em um coletor de materiais recicláveis no formato de um peixe gigante, doado pela VLI Multimodal S.A, através do projeto Atitude Ambiental. Os resíduos serão encaminhados para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, que beneficia cerca de 200 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade econômica.

Parceiros e participantes

MH Engenharia e Meio Ambiente, Doutora Fernanda Hellen - Mundo dos Animais, Vereador Doutor Fabio Hernandez, Imperagro, Top Suplementos, Top Sport, Unisulma, Colégio Delta, Pharmapele, Martec – Serviços Industriais, Amigos Corredores, Bora Correr, Novela Fitness, Corredores Fiéis, Lisos Runners, Itz Runners, The Street Runner, Grupo do Pedal Amador.

Meio Ambiente