Meio Ambiente

PAISAGISMO

Viaduto recebe o plantio de espécies variadas de palmeiras

Foram cultivadas 42 palmeiras das espécies, Areca, Ninho de Pássaro e Imperial, também chamada palmeira-real

Publicado em: 28/05/2020 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Viaduto recebe o plantio de espécies variadas de palmeiras

Mudas são cultivadas no Viveiro Municipal e doadas por parceiros. (Foto: Maira Soares)

Dando continuidade às ações de paisagismo de locais públicos da cidade, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, realizou nesta quinta-feira, 28, o plantio de 42 palmeiras no viaduto, setor Entroncamento.

“Temos realizado ações de paisagismo e arborização em diversas áreas do município. Ação tem o objetivo de promover uma melhor qualidade de vida para a população e também o embelezamento dos locais beneficiados, um dos exemplos acorreu hoje no viaduto”, destacou a titular da Semmarh, Rosa Arruda.

De acordo com a coordenadora do Setor de Áreas Protegidas e Paisagem, Olinda Noleto, a manutenção das árvores na cidade, realizada pela Semmarh, inclui os trabalhos de remoção, poda e plantio de mudas de árvores e plantas ornamentais. As palmeiras cultivadas nesta quinta-feira são das espécies, Areca, Ninho de Pássaro e Imperial, também chamada palmeira-real, 32 foram doadas pelo Viveiro Canto Verde e outras 10 cultivadas no Viveiro Municipal.

“As mudas utilizadas são cultivadas no viveiro municipal, unidade vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, e outras são doadas por parceiros. A revitalização acontece de forma contínua em pontos diversos da cidade, definidos pela secretaria, de acordo com estudos de viabilidade para recebimento das espécies”, disse Olinda Noleto.

O trabalho de revitalização é executado pelo Setor de Áreas Protegidas e Paisagem da Semmarh, responsável pela elaboração, execução dos projetos paisagísticos e manutenção dos pontos revitalizados com controle de pragas, adubação e irrigação. Nas ações são utilizadas gramas em placas, mudas de Ipê de várias cores, Ipê mirim, mogno, palmeiras, açaí, buriti, oiti e caroba, e plantas ornamentais, tais como, resedá, bougainville, espécies diversas de jasmim e espirradeiras coloridas. As mudas são cultivadas no Viveiro Municipal, Parque Alvorada I, madeira de reaproveitamento e doações de parceiros.

Meio Ambiente