Novembro Azul

NOVEMBRO AZUL

Secretaria Municipal de Saúde intensifica ações do Novembro Azul nas Unidades Básicas de Saúde

O diagnóstico precoce da doença aumenta em 90% as chances de cura

Publicado em: 14/11/2019 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Secretaria Municipal de Saúde intensifica ações do Novembro Azul nas Unidades Básicas de Saúde

É importante que o homem visite um médico urologista, mesmo quando não sentir nada, pois o câncer em fase inicial é silencioso e não apresenta sintomas (Foto: Arquivo)

As Unidades Básicas de Saúde, UBSs, Milton Lopes e Maria Aragão reforçaram durante esta semana, ações ressaltando a importância dos exames preventivos do câncer de próstata, e dos cuidados diários com a saúde do homem. A ação está voltada para a campanha global denominada Novembro Azul, e para o seu público alvo, que de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, preconiza testes a partir dos 50 ou aos 45 anos, se houver fatores de maior risco, como obesidade, raça negra ou histórico familiar da doença.

Palestras, consultas, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, glicemia, aferição da pressão arterial, avaliação nutricional e na balança de bioimpedância, atualização do cartão de vacina, Consultório na Rua e a Unidade Móvel de Oncologia foram os serviços ofertados à população.

A Unidade Básica de Saúde Milton Lopes, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, UFMA, realizou uma palestra dirigida por acadêmicos de medicina da instituição, que esclareceram aos pacientes sobre a importância dos exames preventivos de câncer e os cuidados com a higiene íntima. Os testes rápidos realizados na UBS são feitos em jejum, e no intervalo de no máximo 30 minutos, o paciente já tem o resultado e foi encaminhado para o atendimento com o clínico geral do programa, Consultório na Rua.

O ônibus da Unidade Móvel de Oncologia esteve presente na ação, com serviços voltados a saúde do homem e da mulher oferecendo exames preventivos de câncer de colo do útero (PCCU), mamografia (agendamento), pele (consulta dermatológica) e próstata (PSA). A balança de bioimpedância foi utilizada com o objetivo de analisar o funcionamento do organismo, por meio do levantamento de dados como o percentual de gordura, músculo, hidratação e peso do indivíduo. Os dados obtidos auxiliam profissionais, como nutricionistas, a montarem uma dieta personalizada para cada paciente.

Na UBS Maria Aragão as palestras foram realizadas por um médico e por acadêmicos na área da saúde, que alertaram a população sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Outro ponto de prevenção foi destacado pela nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, NASF, foi a alimentação e hábitos saudáveis, que previnem não só o câncer, mas grande parte das doenças. O educador físico do NASF realizou uma atividade física envolvendo pacientes e servidores, ressaltando a importância dos exercícios em todas as idades, para uma melhor qualidade de vida.

As ações da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, são realizadas durante o ano inteiro, mas esse mês a saúde do homem ganha uma atenção redobrada como esclarece o secretário da Semus, Alair Firmiano. “Em novembro intensificamos as nossas ações no sentido de incentivar e informar a população masculina a procurarem um médico urologista, por meio de um posto de saúde ou a unidade móvel oncológica, que oferta o exame de PSA. As ações são realizadas durante o ano inteiro, mas esse mês as intensificamos seguindo a campanha do Novembro Azul”.

Sobre as ações desenvolvidas pela Prefeitura, por meio da Semus, a coordenadora da saúde do homem, Acilea Pereira,  explica que “a ação desenvolvida nas UBS são estratégicas, pois descentralizam  o atendimento  alcançando um grande número de homens. A divulgação das ações intensificadas pela gestão do prefeito Assis Ramos apresenta um resultado significativo para a saúde do município, pois é por meio dela que aumentou a procura dos homens por atendimento nas UBSs”.

Ações da prefeitura

Com objetivo de intensificar a conscientização da população masculina, sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que permite o tratamento e cura em até 90% dos casos, a Semus realiza palestras educativas em escolas, empresas, faculdades, panfletagem em pontos estratégicos da cidade, caminhadas, passeios ciclísticos, entre outras atividades.

Atendimento especial

A Unidade Básica de Saúde dos Três Poderes oferece um horário especial para os homens, de 14h às 21h, durante o ano inteiro. Para o atendimento basta apresentar o documento de identidade com foto, comprovante de endereço, cartão do Sistema único de Saúde do município.

Novembro Azul